Exu Marabô

Exu Marabô

Mojuba, mojuba grande Exu Marabô.

Um dos Exus mais conhecidos por todos os espiritualistas, reconhecido por ser um compadre (apelido para Exu) que realmente realiza os problemas que são tratados com ele, é um "Exu de rua" (Termo que se da aos Exus que tem um trabalho mais voltado a negociações, dinheiro, trabalho e afins), mas também realiza qualquer outro tipo de trabalho, de acordo com a politica do terreiro, do zelador e do Exu chefe daquele terreiro. Todo e qualquer Exu serve a um ou mais Orixás, Marabô ou Baraba (Outro nome dado a está entidade) é um servo de Xango e também de Iemanjá, isso mesmo as Yabas (Orixás do sexo feminino também podem ter Exus e não apenas lebarás ou bombo giras). Algo que infelizmente ocorre em muitos terreiros é muitos médiuns  principalmente os conscientes (que não perdem os sentidos durante o transe da incorporação) é de querer receber esse Exu, só pelo nome, por puro egocentrismo e para se sobreporem sobre os outros médiuns, só que fique bem claro que devemos sempre ter amor pelo Exu que temos e não por outro apenas pela fama que precede o nome, e também o que ocorre é de algum outro Exu dar o seu nome como Marabô mas na verdade ser outro que utiliza o nome dessa falange, porque o que realmente importa é o nome no assentamento dele, o nome em Yourubá, que invoca de verdade está entidade e até mesmo uma terceira situação aonde o Exu é de uma outra linha parecida com a falange de Marabô, porque não existe apenas um Exu Marabô mas sim uma falange de vários espíritos com esse mesmo nome, que tem o trabalho semelhante, e por isso se identifica assim por uma afinidade. Citei esses casos porque este Exu é raríssimo e não é toda pessoa que incorpora ele, são muitos poucos os que tem ele e exercem um bom trabalho.


Gosta de cerveja assim como os demais, entretanto bebe também bom Whisky, gosta de fumar bons charutos, seu assentamento é sempre cheio de muito ferro, mais do que o normal, devido a ligação com a "rua", nas imagens é representado por um homem alto, careca, moreno, envolvo em uma capa e uma calça vermelha, e com uma barba preta, durante a incorporação assume comportamento brincalhão e respeitoso, muito  rigoroso com os acordos feitos, e exige muito de médium que deve ser muito preparado, ter um bom nível de conhecimento, pois não gosta de trabalhos mal feitos ou resolvidos, por isso é tão raro. É um Exu para tudo, quero dizer que trabalha tanto para o bem quanto para o mal, vai do médium, um grande chefe de legião, como cabritos, frangos e galos como os demais Exus, gosta de Padê e todo o tipo de comida dos compadres e  suas cores são o preto e vermelho. Normalmente sua companheira é alguma Bombo gira da linha de Dona Maria Mulâmbo.


HISTÓRIA DO EXÚ MARABÔ

O reino estava desolado pela súbita doença que acometera a rainha. Dia após dia, a soberana definhava sobre a cama e nada mais parecia haver que pudesse ser feito para restituir-lhe a saúde. O rei, totalmente apaixonado pela mulher, já tentara de tudo, gastara vultosas somas pagando longas viagens para os médicos dos recantos mais longínquos e nenhum deles fora capaz sequer de descobrir qual era a enfermidade que roubava a vida da jovem. Um dia, sentado cabisbaixo na sala do trono, foi informado que havia um negro querendo falar com ele sobre a doença fatídica que rondava o palácio. Apesar de totalmente incrédulo quanto a novidades sobre o caso pediu que o trouxessem à sua presença. Ficou impressionado com o porte do homem que se apresentou. Negro, muito alto e forte, vestia trajes nada apropriados para uma audiência real, apenas uma espécie de toalha negra envolta nos quadris e um colar de ossos de animais ao pescoço. – Meu nome é Perostino majestade. E sei qual o mal que atinge nossa rainha. Leve-me até ela e a curarei. A dúvida envolveu o monarca em pensamentos desordenados. Como um homem que tinha toda a aparência de um feiticeiro ou rezador ou fosse lá o que fosse iria conseguir o que os mais graduados médicos não conseguiram? Mas o desejo de ver sua amada curada foi maior que o preconceito e o negro foi levado ao quarto real. Durante três dias e três noites permaneceu no quarto pedindo ervas, pedras, animais e toda espécie de materiais naturais. Todos no palácio julgavam isso uma loucura. Como o rei podia expor sua mulher a um tratamento claramente rudimentar como aquele? No entanto, no quarto dia, a rainha levantou-se e saiu a passear pelos gramados como se nada houvesse acontecido. O casal ficou tão feliz pelo milagre acontecido que fizeram de Perostino um homem rico e todos os casos de doença no palácio a partir daí eram encaminhados a ele que a todos curava. Sua fama correu pelo reino e o negro tornou-se uma espécie de amuleto para os reis. Logo surgiram comentários que ele seria um primeiro ministro que agradaria a todos, apesar de sua cor e origem, que ninguém conhecia. Ao tomar conhecimento desse fato o rei indignou-se, ele tinha muita gratidão pelo homem, mas torná-lo autoridade? Isso nunca! Chamou-o a sua presença e pediu que ele se retirasse do palácio, pois já não era mais necessário ali. O ódio tomou conta da alma de Perostino e imediatamente começou a arquitetar um plano. Disse humildemente que iria embora, mas que gostaria de participar de um último jantar com a família real. Contente por haver conseguido se livrar do incomodo, o rei aceitou o trato e marcou o jantar para aquela mesma noite. Sem que ninguém percebesse, Perostino colocou um veneno fortíssimo na comida que seria servida e, durante o jantar, os reis caíram mortos sobre a mesa sob o olhar malévolo de seu algoz. Sabendo que seu crime seria descoberto fugiu embrenhando-se nas matas. Arrependeu-se muito quando caiu em si, mas seus últimos dias foram pesados e duros pela dor da consciência que lhe pesava. Um ano depois dos acontecimentos aqui narrados deixou o corpo carnal vitimado por uma doença que lhe cobriu de feridas. Muitos anos foram necessários para que seu espírito encontrasse o caminho a qual se dedica até hoje. Depois de muito aprendizado foi encaminhado para uma das linhas de trabalho do Exu Marabô e até hoje, quando em terra, aprecia as bebidas finas e o luxo ao qual foi acostumado naquele reino distante. Tornou-se um espírito sério e compenetrado que a todos atende com atenção e respeito. Saravá o Sr. Marabô!


Obs.: A Falange do Exu Marabô é formada por inúmeros falangeiros que levam seu nome e esta é apenas uma das muitas histórias que eles têm para nos contar.

Relato de Exu Marabô

Relato de um filho sobre a doutrina proferida por Exu Marabô:

"Confesso que estava ansioso e aflito, pois trabalho com o amigo Marabô há vários anos e não sabia o que este iria falar, afinal em nossas aulas após o conteúdo didático permitimos que se manifestem nossos instrutores espirituais para eventuais explicações de apoio. 
  Como obrigação de todo bom Umbandista, dirigi-me ao Conga para elevar os pensamentos ao Pai Maior e receber a devida autorização de apoio deste nosso grande amigo. 
  Marabô então assumiu o controle. Pegou seu chapéu, sua vestimenta, tábua de pontos, pembas, olhou para a imagem de Cristo e todo o altar, solicitou as bênçãos de Olorum, saudou todos os presentes, sentou-se em um toco e com muita paciência colocou uma tábua em seu colo e com uma pemba branca desenhou um círculo. 
  Todos os presentes ficaram observando o que acontecia em profundo silencio. Marabô então fez a seguinte indagação: "Vocês já viram Deus Pai? Sabem quem ele é?" E a resposta que obteve para este questionamento foi um pouco

incompleta e vaga, do tipo: "Não vi Deus, acho que sei quem ele é, algumas vezes o sinto presente". Diante das respostas encontradas ele começou a discorrer o seguinte: "Jamais vi Deus Pai, todavia trago-o junto de meu ser todos os momentos de minha existência, tenho verdadeira fé e crença em sua plenitude. Este círculo desenhado representa “ele”, não tem início, nem fim, é um todo universal, se vivencia tanto interna como externamente. Não precisamos ver Deus, a fé maior está nos que acreditam sem precisar ver ou tocar. É preciso sentir e acreditar com o coração e ter sempre a certeza de que somos frutos dele". 
  Suas palavras eram simples e demonstravam profunda sabedoria. Com sua costumeira calma desenhou então, ainda com a pemba branca, uma estrela de seis pontas dentro do círculo e dissertou o seguinte: "Como a estrela de seis pontas é desenhada com um triangulo voltado para cima e outro para baixo, pode-se observar que em todas as extremidades forma-se um novo e pequeno triangulo"
  Foi então que, dentro destes pequenos triângulos “ele” começou a traçar novos desenhos. No pequeno triangulo superior da estrela de seis pontas, ainda com a pemba branca, desenhou uma cruz símbolo máximo de Oxalá). Em seguida com uma pemba azul, no pequeno triangulo formado do lado direito desenhou ondas, no triangulo esquerdo superior, um coração, na pequena estrela formada na parte inferior direita desenhou  com uma pemba verde uma flecha, na extremidade inferior esquerda com uma pemba vermelha fez o símbolo de uma espada e na extremidade inferior, com uma pemba marrom, desenhou um machado. O espaço interno da estrela maior, “ele” desenhou, com uma pemba branca, uma escadaria com uma cruz ao alto. 

  Quando terminou esta etapa de desenhos, virou a tábua para todos e discorreu o seguinte: "No ápice, onde coloquei o desenho da cruz, encontraremos o Reino de Oxalá ou da Fé, onde está assentado o primeiro filho e Maior Orixá gerado por Deus. Este reino tem como escopo maior difundir a existência de um único Deus gerador e Pai que tudo governa, ama e irradia. Só o Grande Orixá Oxalá é que consegue reger com maestria este assunto e reino. No vértice direito superior coloquei a segunda criação de Olorum, a fonte geradora e grande mãe, cujo Orixá Maior é Yemajá, representada por muitos pelas Mães Marias (Nossa Senhora). É a mãe de todos e fonte necessária para dar continuidade nas Criações de Deus Pai. Na outra extremidade superior esquerda, desenhei um coração que representa o Orixá Maior Oxum encarregado de difundir o amor maior do Pai aos seus filhos. Necessitando que toda a sua futura criação compreendesse seus desígnios Deus então criou o Reino do Conhecimento através do Orixá Maior Oxóssi, representado na extremidade inferior direita da estrela. Zambi tinha então a Fé, a geração, o amor, o conhecimento, mas faltava ainda as Leis Maiores, ordenamento para toda criação. Fez-se então o orixá da Lei Ogum, encarregado de fazer cumprir suas Leis Divinas. Todavia, faltava ainda criar a Justiça para que a fé, geração, amor, conhecimento e leis tivessem todo embasamento justo e correto no transcorrer de toda a formação. Este reino fica representado neste último vértice da estrela e tem como Orixá Maior Xangô, Orixá Maior da Justiça. Então, no centro da estrela “ele” desenhou uma escadaria com uma cruz no alto e disse que ali se encontrava a sétima grande criação – Obaluaiê, pai da evolução criacionista, grande Orixá divino encarregado desta missão, pois a verdadeira evolução só se dá quando estiver impregnada de toda energia maior de Deus e dos Grandes Orixás Maiores".
  Todos os presentes se encontravam atentos às explicações e curiosos com o que era  por Marabô desenhado e falado. Retornou a tábua em seu colo e nos espaços vazios que ficaram, entre o círculo e a estrela, desenhou tridentes, total de seis, explicando que ali estava Exú, criação divina e Orixá Maior, irmão dos demais, criado para formar uma portentosa força de defesa e auxílio. Explicou-nos ainda, que para cada um desses Orixás Maiores existe um seu par vibratório de sustentação, inclusive na linha dos Guardiões. Também explicou que existem muitos outros orixás que vieram a surgir durante as infinitas criações do universo de Deus e discorreu que a criação continuou de dentro para fora, reafirmando assim a infinitude do Pai Maior que ainda é muito pouco conhecido e/ou estudados pelos homens de hoje. Disse-nos que existem mais de 600 outros orixás, encarregados de auxiliar nas infinitas criações divinas e que é nosso dever saber os principais sete com seus pares vibratórios.
  Foram momentos de muita reflexão para todos e as explicações eram compostas de uma simplicidade impressionante. Marabô então afirmou que Orixá é único em seu reino, não incorporam, não têm formas definidas como a dos homens: "As 'entidades' que trabalham nos centros, igrejas, templos ou qualquer outro meio religiosos são ex-encarnados que se voltam a servir determinada linha por afinidade e amor ao Pai Maior. Novamente afirmou com toda segurança que não existe incorporação de Orixá. É necessário acabar com este falso mito e começar a estudar e compreender o “todo” com mais propriedade. Admite-se que alguns professem conhecimentos diferentes, mas estes precisam aprender no seu tempo certo, pois existem homens vivendo o agora com visões do ontem, esquecem que já estamos vivendo o hoje com vistas para o amanhã. Criam uma parafernália de falsas idéias e ilusões. Sabemos que isso também faz parte da evolução, então, ajudamos no que podemos e muito ponderamos em função da vaidade dos homens.  
  Para aqueles que realmente buscam a verdade estudam, se dedicam e se aprimoram, falamos com alegria e emoção e incentivamos cada vez mais o progresso".
  É preciso refletir muito sobre o que estava sendo dito, pois muitos dogmas acabam sendo derrubados e abrem-se novos campos de pesquisa e muito estudo.
  Nosso querido amigo Marabô resolveu então falar de suas peregrinações e discorreu o seguinte: "Não consigo ainda precisar o início de minha vida, pois assim como muitos de vocês, passei por fases evolutivas onde a consciência ainda era nebulosa,  mas posso lhes dizer que não haviam continentes divididos, tudo era quase que um único e imenso universo de terra ou água neste planeta. A divisão das raças humana somente aconteceu depois de muitos milhares de anos. No início, os homens que começavam a se conhecerem e a ter noção do seu ser, tinham uma só cor, muito pouco ou quase nada ainda conheciam e pouco se comunicavam. Somente quando mudanças bruscas aconteceram, é que houve diversas fusões de terras onde continentes se separaram pela formação dos oceanos e mudanças profundas surgiram. Novas adaptações ocorreram e os homens ampliaram seu processo de conscientização coletiva com a troca de informações e ações diferenciadas para a sobrevivência. Em virtude das diferenças de temperatura, de formações vegetativas e todo um complexo sistema é que mudanças nas colorações das peles, olhos, alturas se fizeram presentes nos continentes. Formaram-se grupos de pretos, brancos, amarelos e vermelhos vivendo em um mesmo planeta e implantando diferentes culturas nos seus diferentes solos. Este início de formação do que é hoje, eu me lembro e posso falar com propriedade e certamente a ciência encontrará todas as respostas. Nessa época de mudanças e adaptações éramos todos voltados à conquista e descoberta e quando sistemas diferentes se defrontavam muita coisa “errada” era feita, pois dominava o ser conquistador do homem e assim eu também fui. Vamos passar um pouco mais adiante na história, quando o enviado direto de Deus, representante de Oxalá se fez presente neste planeta terra. Neste período “eu” era da guarda Romana. Afirmo para vocês, que não somente vi nosso senhor Jesus Cristo como também nada fiz por ajudá-lo e não vou dar desculpas de que estava envolto nas Leis do Império, afinal de contas, sempre tivemos a liberdade de escolha intrínseca em nosso ser"
  Neste momento era nítidos a voz embaraçada e um sentimento de quase choro por eclodir de nosso narrador. 
  "Não quero chorar, mas tenho ciência de que naquela época, cego pelo desejo das paixões e conquistas, sequer ajudei o nazareno a carregar sua cruz, presenciei as chibatadas que foram desferidas contra sua pele e todo tipo de violência executada   na sua pessoa. Cheguei até mesmo a dar muita risada com os companheiros da época pelo que acontecia com o cordeiro. Não sei explicar o que me aconteceu após sua morte na cruz, mas uma espécie de tristeza começou a inundar meu ser e acabei envelhecendo neste reino de desordens. Lembro-me que certo dia um velho senhor veio ao meu encontro e chamou-me atenção sobre mudanças próximas, que deveria me preparar. Acabei falecendo pouco depois do encontro com este sábio senhor e quando me deparei do outro “lado” não senti nenhuma dor, me encontrei sozinho, perdido, perambulando com meus pensamentos. Vez ou outra encontrava uma alma em sentido contrário ao meu caminhar com a mesma fisionomia e completamente perdido também. Não sei quanto tempo assim eu caminhei. Não seis se foram anos ou décadas. Só sei que sentia a necessidade interna de mudar meu ser, encontrar mais sentido nas coisas e em tudo. Quando assim comecei a firmar meus passos, um senhor veio ao meu encontro, acho que era o mesmo que rapidamente havia conversado comigo outrora, pois hoje o vejo como o meu grande amigo e mestre, Pai Velho de Aruanda. Este me convocou para um novo desafio e tão logo assim falou me peguei reencarnado no continente Africano, em uma tribo de guerreiros e junto com um pajé que tudo me ensinava. Ele me mostrou um Deus simples e justo, me mostrou formas diferentes de reverenciá-lo, ensinou-me sobre oferendas simples e importantes para agradecer a comida, a caça, à família e toda e qualquer conquista realizada. Tratei nesta vida de aprender tudo e com a morte de meu instrutor, o velho pajé, acabei ficando em seu lugar, que era de muito destaque e poder na tribo. Confesso que ao assumir este lugar de honra, uma onda de poder me subiu à cabeça e comecei a cometer erros, pois me senti poderoso e queria dominar outras tribos com guerras e desejos de vingança. Fiz guerras, matei e fui morto. Quando me deparei novamente no outro lado, sem dor, sem medo e sozinho, ouvi a velha voz sábia a sorrir e pude perceber a presença do meu velho amigo que me cobrou os erros cometidos e me incentivou a recomeçar pelo processo de reencarnação. Nesta conversa, muita vergonha inundou meu ser, um sentimento de culpa em virtude de relembrar da minha proposta de mudanças afundada na sede do poder. Talvez, por serem verdadeiros meus sentimentos pós-morte, fui imediatamente reconduzido para o  encarne, só que desta vez, para uma terra fria, gelada, lá pelos lados da Finlândia, em uma tribo habitante daquele  lugar. Era um garoto alegre e extrovertido, incrivelmente habilidoso com as questões espirituais e de Deus. Chamavam-Me de feiticeiro, bruxo, profeta, pastor, e apelidaram-me ou nominaram-me Marabô. Conhecia muito sobre a natureza, como trabalhar com ela e para ela. Tudo o que acontecia de errado era convocado para concertar ou acalmar. Surgiram lendas sobre minha pessoa e vida desta época e até mesmo com os animais eu tinha certo poder de acalmá-los. É meus amigos muitas histórias inventaram graças às minhas habilidades e meu grande tamanho físico". 
  Muitas gargalhadas Marabô deu nesse momento.
  "Quando passei para o outro lado, fui convidado por seres de muita luz e sabedoria para trabalhar com o Grande e Único Orixá Exú. Conheci outros obreiros como o Exú Maioral e aprendi algumas coisas importantes. Fui abençoado por sentir meu ser inundado pela presença do grande Orixá Exú e principalmente pela intensidade a me dominar do único e verdadeiro Deus Pai. Sou tranqüilo e apto para realizar os serviços necessários, conheço a verdadeira irmandade existente entre todos os Orixás e seus seguidores e firmo-me como um obreiro do Orixá Maior Exú. Amo muito este lado, tenho muitos amigos e seguidores e formo infinitas alianças para lutar pelo bem maior do Pai Maior. Nesta vida espiritual tenho muitos irmãos e amigos e sou muito unido também na linha dos verdadeiros ciganos da Umbanda. Tenho meu exército de seguidores e luto para que as divinas Leis do Pai Maior sejam executadas. Não é uma vida fácil, mas onde posso ajudar vou com meu exército ao socorro e estou sempre aprendendo. Agora vou lhes contar outra verdade de minha vida, algo para que possam ter conhecimento e entendimentos dos Exus Guardiões da Umbanda: - Muitos anos se passaram e tive que voltar a reencarnar lá pelos anos de 1.700 DC. Reencarnei a convite de “Zambi” neste abençoado solo brasileiro, em tribo indígena do alto Xingu, fui um grande sacerdote e amante destas benditas terras, não vim para corrigir falhas, mas porque, quando trabalhamos muito nas baixas esferas, nosso corpo  espiritual sofre e se desgasta muito e devemos nos recompor. É certo que temos nossas fontes de recarga no mundo espiritual, temos o mar, a mata, a casa de nossos amigos trabalhadores dos Orixás e nossos próprios locais ou como chamamos: “reinos”. Mas a reencarnação é salutar e nos rejuvenesce muito rápido e mais forte, pois energia vital também é elixir para uma alma de trabalho incansável. Saibam que muitos exus que hoje se encontram trabalhando nos terreiros e searas do pai necessitam reencarnar. O problema é que muitos acham que vão perder sua sabedoria, suas descobertas e avanços, o que é mentira pura, pois ninguém perde o que de melhor conquista e isso eu posso falar sem medo, pois quando voltei para a espiritualidade, não só retomei todo meu trabalho e conhecimento, como me renovei e me tornei muito mais forte e pronto para trabalhar por mais uns cinco mil anos, sem medo de errar e ajudando sempre meus outros irmãos em suas andanças, tentando sempre a renovação dos espíritos decaídos. Constantes lutas contra o mal são travadas e os que não conseguem se reajustar são transferidos para outros mundos, outras civilizações para que tenham a chance de recomeçar seu ciclos evolutivos, por serem também filhos do Pai Maior. Este sou eu, assim como Exú Sete Encruzilhada, Tranca Rua das Almas, Tiriri, Veludo, Meia Noite e tantos outros são o que são. Muitos usam nomes em concordância com a forma de trabalho e só são Guardiões quando trabalham em concordância com as verdadeiras Leis de Deus. Exú verdadeiro não tem medo, não é covarde e tudo o que falei, é minha história, ou um pouco dela. Muitos centros nem deveriam levantar a bandeira dos exus. Zélio de Morais, há mais de cem anos passados já dizia pela sua forma de entendimento, que era perigoso. E verificamos que ainda hoje existem alguns centros que na verdade trabalham ou operam com os “Kiumbas”, espíritos desvirtuados e verdadeiros marginais, falsificadores, monstros do espaço que imitam trejeitos dos Guardiões para ludibriarem os praticantes e toda a sua assistência conseguindo operar falsos milagres. O verdadeiro Exú (Guardião) de Umbanda não pede nada em troca, faz tudo por amor ao Pai Maior. Se usar bebida e fumo é para combater o mal. Também é um grande obreiro dos Orixás que zela pela natureza. Quando raramente necessita de sangue para algum trabalho mais pesado, não  mata nenhum animal. Fura o dedo do aparelho com uma agulha esterilizada e retira gotas do que precisa, sendo este um dos últimos recursos, pois a natureza quase tudo provê. Por isso, falo alto e em bom tom que não concordo com o que muitos fazem em outros locais, apenas suporto o que muito ainda vivencio devido ao seu grau evolutivo e infelizmente sei que muitos vão aprender pela dor de suas consciências. Não me preocupo com riqueza e poder e farei tudo por aqueles que fazem por merecer. Jamais deixei de trabalhar a favor de quem me pede com amor ao Pai Maior e sempre estarei ao lado dos que vestem a bandeira de Deus Pai!".
  Nosso amigo respondeu várias questões levantadas com muita sabedoria e ciente de sua investidura, teve a presença de seu amigo Tranca Rua a cuidar para que durante o diálogo nada viesse a interferir e ao final da palestra fizeram a confraternização com todos os seus grandes amigos Guardiões da Umbanda." 

Claudair de Oxossi 

 

 

Exu Marabô

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oração a exu

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Exu Marabô, meu amigo e companheiro. Senhor forte e guerreiro, pajé, feiticeiro e mago, sei que pelos caminhos que passo e lugares aonde vou, tenho sempre a tua proteção. Neste momento de aflição e fragilidade, coloco minhas mãos no chão e firmo meu pensamento em ti, na certeza de que serei atendido na minha  ...

Exu Tiriri

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Laroyê Mistério Exu Tiriri. Saiba Mais sobre Exú. Veja o video abaixo: Pontos de Exu Tiriri Exu Tiriri de Umbanda Dono da encruzilhada Toma conta e presta conta Ao romper da madrugada Todo mal que aqui entrou Ele entrou e vai sair. Pega ele pelo rabo E entrega ao Tiriri Pedra rolou, katatumba gemeu; Pedra rolou, ...

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Exú Tranca Ruas, Exú Veludo, Exú Tiriri, Exú Caveira, Exú Tata Caveira, Exú Pinga Fogo, Exú Marabô, Exú Pantera Negra, Exú Lalu, Exú Mangueira, Exú ... Oferenda para Exu. centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-exu.php. Para que exú traga a pessoa amada de volta: 01 prato branco raso Farinha de mandioca .

Exu do lodo

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(bis) Acendi minha vela o meu charuto Arrie minha marafo Saravei Exu do Lodo ( bis) Lenda de Exú do Lodo Diz a lenda, que uma vez estabelecida a Kimbanda, Exú Rei e sua esposa, decidiram andar pelo mundo para verificar o ... Linha de Xangô : Exu Marabô Toquinho, Exu Labareda, Exu do Lodo, Exu Pedra Negra .

Exu Tata caveira

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Linha de Oxossi: Exu Marabô, Exu Tronqueira, Exu Mangueira e outros. Linha de Xangô : Exu Marabô Toquinho, Exu Labareda, Exu do Lodo, Exu Pedra Negra e outros. Linha de Yorimá : Exu Caveira, Exu Tata Caveira, Exu 7 covas, Exu Bananeira, Exu Mulambo, Exu 7 porteira e outros. Linha de Oxalá : Exu Tiriri, Exu .

Mini série Oxum.

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Exu Marabô está em terra. Os poucos filhos que acompanham aquele terreiro vibram com sua presença. Na assistência algumas pessoas ansiosas aguardam para serem atendidas. O Exú ri, dança, bebe desenfreadamente. Atende uma filha da casa recém-casada. Fala para a filha tomar cuidado com o marido, pois ele ...

exu

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Exú Tranca Ruas, Exú Veludo, Exú Tiriri, Exú Caveira, Exú Tata Caveira, Exú Pinga Fogo, Exú Marabô, Exú Pantera Negra, Exú Lalu, Exú Mangueira, Exú Morcego, Exú Mulambo, entre outros. Entre as pomba-giras mais conhecidas podemos citar: Maria Padilha, Maria Mulambo, Maria Figueira, Rosa Caveira entre outras.

quando acaba um terreiro de umbanda

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Um terreiro de Umbanda acaba quando o “visível” é mais importante que o invisível; Um terreiro de Umbanda acaba quando faltam a ética, o bom-senso e o respeito; Um terreiro de Umbanda acaba quando acabam a Fé, o Amor e a Verdade. *Mensagem de Sr. Exu Marabô – recebida pelo médium Vanderlei Alves ...

Recomeçar de novo

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Compadre Exu Marabô, Exu que é dono da minha porteira. Senhor que é dono de meus caminhos! Faça com que minha fé em ti,me fortaleça para eu vencer todas batalhas e demandas. Sei que contigo,jamais estarei sozinho! Pois é o senhor que me guia e me acompanha nas lidas e dificuldades. Conto contigo senhor!

Fofocas no terreiro

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*Mensagem de Sr. Exu Marabô – recebida pelo médium Vanderlei Alves. Os textos acima retratam bem a realidade. Um dos motivos pelos quais a grande maioria dos "Pais e Mães de Santo", estão optando pelo Atendimento Particular. Esta dificil encontrar terreiros que desenvolvem gira. Vamos recordar o que é ser  ...

as falanges de trabalho na umbanda

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Linha de Oxossi: Exu Marabô, Exu Tronqueira, Exu Mangueira e outros. Linha de Xangô : Exu Marabô Toquinho, Exu Labareda, Exu do Lodo, Exu Pedra Negra e outros. Linha de Yorimá : Exu Caveira, Exu Tata Caveira, Exu 7 covas, Exu Bananeira, Exu Mulambo, Exu 7 porteira e outros. Linha de Oxalá : Exu Tiriri, Exu  ...

Pontos Cantados Diversos

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É seu marabô. 32- EXU MARABÔ. Seu Marabô me cubra com sua capa, Quem tem sua capa escapa, A sua capa é um manto de caridade, Sua capa cobre tudo, só não cobre a falsidade. 33-PONTO DE EXU. Ó luar, ó luar (ó luar) Todos são filhos da Lua Oi saravá as Pomba giras. Seu Marabô e Tranca Ruas. 34- PONTO  ...

Oração a Exu Chama Dinheiro

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ORAÇÃO A EXU CHAMA DINHEIRO Glorioso Exu CHAMA DINHEIRO fiel protetor do povo e mensageiro da nossa amada UMBANDA; Peço a tua ajuda para interceder por mim junto a pai OXALÁ - FAZER O PEDIDO - dai - me a força para superar as adversidades materiais em todos os momentos de minha jornada.

Povo das Ruas

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Existem 7 hierarquias de 7 exus, denominados como exu coroados; São eles: Exu Sete Encruzilhada, Exu Veludo, Exu Tranca Rua, Exu Caveira, Exu Tiriri, Exu Marabô e Pomba Gira ou Pombo Gira (exu feminino),São exus evoluídos e chamados de exus coroados, porque eles podem trabalhar nas linhas de espíritos ...

Exu Veludo

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Exú Tranca Ruas, Exú Veludo, Exú Tiriri, Exú Caveira, Exú Tata Caveira, Exú Pinga Fogo, Exú Marabô, Exú Pantera Negra, Exú Lalu, Exú Mangueira, Exú ... Oferenda para Exu. centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-exu.php. Para que exú traga a pessoa amada de volta: 01 prato branco raso Farinha de ... Oferenda a ...

Pontos Riscados de Exu

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PONTO RISCADO DE EXU O ponto riscado possui grande significado e valor mágico no culto de Umbanda. É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral. O ponto riscado é um emblema-símbolo. Os símbolos são sinais expressos de forma que dão ...

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