Lendas de Oxaguian

Lendas de Oxaguiã

Oxaguiã manda libertar o amigo preso injustamente

O filho de Oxalá tornou-se um guerreiro forte e decidiu um dia conquistar um reino para si. Partiu em companhia de seu amigo Auoledjê, conquistou Ejigbô, tornando-se seu rei, o Elejigbô. O rei tinha uma grande paixão, comer inhame pilado, e comia com gula, tanto que o chamavam Oxaguiã, que quer dizer "Oxalá Comedor de Inhame Pilado".

Um dia Auoledjê, que era grande babalaô, precisou partir de Ejigbô, antes disso, aconselhou Oxaguiã que fizesse oferendas, que tornariam o reino próspero.

Assim, como previa Auoledjê, Ejigbô tornou-se uma grande cidade, rica e bem guardada pelos bravos soldados de Oxaguiã. O rei Elejigbô vivia em fausto entre seus súditos, por quem era chamado de "Kabiyesi", que é o mesmo que Sua Majestade.

Na intimidade os amigos o chamavam de "Comedor de Inhame Pilado", mas em público isso era uma heresia. anos mais tarde, Auoledjê retornou a Ejigbô. ao adentrar a cidade, procurou logo por oxaguiã, "Onde

Na intimidade os amigos o chamavam de "Comedor de Inhame Pilado",mas em público isso era uma heresia. anos mais tarde, Auoledjê retornou a Ejigbô. ao adentrar a cidade, procurou logo por oxaguiã, "Onde está o Comedor de Inhame Pilado?", perguntou, os soldados, que não o conheciam, ficaram furiosos com tamanha insolência. Isso era jeito de se referir ao rei?

Prenderam e maltrataram o desconhecido amigo de Kabiyesi, Auoledjê ressentiu-se da humilhação, com seus poderes mágicos, vingou-se. Durante sete anos todas as catástrofes conhecidas, e não faltando a seca, assolaram o reino de Oxaguiã.

Oxaguiã, desesperado, procurou os adivinhos, e pelo oráculo eles viram a prisão de Auoledjê, um amigo de rei estava preso injustamente. Oxaguiã correu para prisão para libertar o velho amigo. Oxaguiã libertou-o, mas ainda ressentido, escondeu-se na mata.

Elejigbô buscou o velho amigo, suplicando seu perdão, Auoledjê cedeu com uma condição: que nuca aquele povo se esquecesse dessa injustiça, Todos os anos o povo deveria flagelar-se, em memória do funesto acontecido.

Assim, todos os anos, o rei deveria mandar pessoas à floresta cortar varetas. os súditos, divididos em dois grupos, tomariam as varas, simulariam golpes uns nos outros, sem parar, até que as varetas se quebrassem, para que nunca se esquecessem daquela injustiça praticada contra o amigo de Oxaguiã.

Assim foi feito e o reino de Oxaguiã voltou à tranqüilidade e Oxaguiã foi o maior dos reis de Ejigbô. Quando ele foi para o Orum, transformado em orixá, seu culto não se esqueceu do velho amigo babalaô, coma as varetas de Oxaguiã, com atoris, seus adeptos renovam sempre a memória da injustiça, para que ela não volte a acontecer.

Lenda tirada
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

... Oxaguian encontra Iemanjá e lhe dá uma Filho

Houve um tempo em que os orixás viviam do outro lado do oceano. Mas depois tiveram que vir para o lado de cá, para acompanhar seus filhos que foram trazidos como escravos. Assim vieram todos e assim veio Oxaguian. Oxaguian veio boiando na superfície do mar, navegando no tronco flutuante de uma árvore. A travessia durou muito tempo, mas de um ano. Foi nessa viagem que Oxaguian conheceu Iemanjá, que era dona do próprio mar em que viajava Oxaguian. Logo se conheceram e logo se gostaram. Oxaguian era moço, forte, corajoso; Iemanjá era mulher bonita destemida e sedutora. Iemanjá engravidou de Oxaguian e nove meses depois deu a luz à um menino, que já nasceu valente e forte, querendo guerrear. Mais tarde chamaram o menino de Ogunjá, porque o guerreiro gostava de comer cachorro. Sempre que ia à guerra, a mãe o acompanhava e então todos a chamavam Iemanjá Ogunté.
Oxaguian, Ogunté e Ogunjá formam uma família de guerreiros. E eles são muitos festejados no Brasil.

... Orisa sem cabeça

Um dos mitos diz que Oxaguiã nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso perambulava pelo mundo, sem sentido.

Um dia encontrou Ori numa estrada e este lhe deu uma cabeça feita de inhame pilado, branca. Apesar de feliz com sua cabeça ela esquentava muito e quando esquentava Oxaguiã criava mais conflitos e sofria muito. Foi quando um dia encontrou a morte (iku), que lhe ofereceu uma cabeça fria. Apesar do medo que sentia, o calor era insuportável, e ele acabou aceitando a cabeça preta que a morte lhe deu. Mas essa cabeça era dolorida e fria demais. Oxaguiã ficou triste, porque a morte com sua frieza estava o tempo todo acompanhando o Orixá. Foi então que Ogum apareceu e deu sua espada para Oxaguiã, que espantou Iku. Ogum também tentou arrancar a cabeça preta de cima da cabeça de inhame, mas tanto apertou que as duas se fundiram e Oxaguiã ficou com a cabeça azul, agora equilibrada e sem problemas.

A partir deste dia ele e Ogum andam juntos transformando o mundo. Oxaguiã depositando o conflito de idéias e valores que mudam o mundo e Ogum fornecendo os meios para a transformação, seja a tecnologia ou a guerra.

Oxaguiã inventa o pilão

Oxalá, rei de Ejigbô, vivia em guerra, ele tinha muitos nomes, uns o chamavam de Elemoxó, outros de Ajagunã, ou ainda Aquinjolê, filho de Oguiriniã. Gostava de guerrear e de comer, gostava muito de uma mesa farta, comia caracóis, canjica, pombos brancos, mas gostava mais de inhame amassado, jamais se sentava para comer se faltasse inhame.

Seus jantares se estavam sempre atrasados, pois era muito demorado preparar o inhame, Elejigbô, o rei de Ejibô, estava assim sempre faminto, sempre castigando as cozinheiras, sempre chegando tarde para fazer a guerra.

Oxalá então consultou os babalaôs, fez oferendas a Exu e trouxe para humanidade uma nova invenção. O rei de Ejigbô inventou o pilão e com o pilão ficou mais fácil preparar o inhame e Elejigbô pôde se fartar e fazer todas as suas guerras.

Tão famoso ficou o rei por seu apetite pelo inhame que todos agora o chamam de "Orixá Comedor de Inhame Pilado", o mesmo que Oxaguiã na língua do lugar.

Lenda tirada
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Oxaguian - O guerreiro que não conhece a derrota! (Por Gil Bello)

Eis o Senhor do Dia, o Orixà do progresso e da cultura, o Orixà da vida e também da efervescência da vida, da discussao, da guerra e do avanço, da estratégia, da inteligência, do branco, do claro, do positivo e do masculino!!
Orixà moço, Oxalá criança, às vezes adolescente, não passando do jovem adulto Ajagunan!! Brinda o Universo com vida, com energia, com o lúdico e com a guerra e a cultura. Traz o Dia, traz o tempo, traz a evoluçao e o ritmo!

Este controvertido Orixà, apenas superado em controvérsia por Exù, já traz os paradoxos em sua criação. Pois para alguns ele é filho de Oxalà com Yemanjá, mas na grande maioria da cultura este Orixà é o próprio Oxalá, em idades mais tenras! Quando sua missao era outra que apenas a administraçao da Criação, mas sim a de lançá-la, de construí-la e de fazê-la possível! A natureza destes dois aspectos do mesmo Orixà é tao distinta e paradoxalmente semelhante, que ao mesmo tempo que o separa em dois Orixàs distintos, os une no mesmo Orixà ao final da compreensão do momento, missão e natureza deste Orixanlà (Supremo Orixà)!

Este Orixà é nascido do Odù Eji-Ogè, do primeiro alento de vida de Olorùn (Deus), com ele véio o dia primordial e consigo a vida! À ele Olorùn confiou a vida, o dia e a criaçao! Que não pôde realizar só, senão com a ajuda de sua irmã Odudua, nascida logo a seguir pelo Odù Oyekù e o surgimento da sombra emergida do brilho do dia e da vida, trazendo consigo a noite, o feminino, a morte. Ambos terminaram sob as ordens de Olorùn a Criação dos 9 mundos e do Aiyé (o mundo manifesto) e todos os seus habitantes, tendo como dinamizador desta relação o terceiro Orixà mais velho: Exù (esfera), aquele que faz girar o Axé destes dois princípios e que assim cria os caminhos possíveis para a realização do plano divino.

Conta uma lenda que, após espalhada a terra pela galinha de pata com cinco garras, desceram os Orixàs para construírem o Aiyé, vieram antes de todos Ogyan e Ogun. Trabalharam arduamente construindo o mundo, quando a espada de cristal de Ogyan se rompe sob o peso da terra e da pedra. Era o instrumento celestial de Oxalà frágil para lidar com a rude matéria. Sem saber como continuar, veio Ogun que havia presenciado o ocorrido, e ofereceu à Oxalà sua própria espada para q Oxalà continuasse a trabalhar. Enquanto Ogun continuou com as próprias mãos!! Devido a isso Ogun goza de eterno prestígio com Oxanguian, que sempre o abençoa em todo os seus empreendimentos e trabalhos!
Há uma relaçao muito íntima, sem dúvida entre Ogun e Ogyan, tanto que muitos devotos e até mesmo sacerdotes o confundem com uma “qualidade branca” de Ogun... somente o desconhecimento para levar a esta proposiçao, haja visto que o grande Ogun é um ébora, enquanto Ogyan é um Irunmonlè!...

Ogyan divide com Ogun algumas regências, como a guerra, o espírito de luta e o progresso cultural e tecnológico. No entanto são dois Orixàs absolutamente distintos, ainda q companheiros.

Ogyan é em si o Orixà da Vida, do Dia, do Masculino, da Guerra e do Progresso! Enquanto Ogun, primordialmente, era o Orixà da caça. Que deixou para seu irmão mais novo Oxóssi, enquanto foi se ocupar de “ganhar o mundo”. Com a ajuda de Ifà descobriu o FERRO e como manipulá-lo, era este o material que “ganharia o Mundo”, assim o metal seria o elemento mais necessário e mais respeitado neste plano de matéria, sempre rivalizando com o fogo sua hegemonia (donde se tira sua eterna rivalidade e contenda com seu irmao Xangô, o fogo). Quando descobriu o FERRO todos os Orixàs invejaram a descoberta de Ogun. No entanto, nem o próprio Ogun sabia exatamente o valor de tal descoberta. Foi sua parceria com Ogyan que o fez descobrir até em que extremo ele saberia explorar todo o valor desta descoberta. Pois Ogyan o estrategista efervescente, colocou Ogun para confeccionar todos os instrumentos que inventava! E assim Ogun e Oxalá produziram todos os instrumentos de labor, de cultivo, construçao e tb de guerra!! Sendo assim Ogun, o Orixà do Ferro, se tornou tb um dos patronos da construçao, do progresso, do trabalho, da agricultura e da guerra! Ainda se pode ver, em suas danças míticas, Ogun fazendo uso dos instrumentos que confeccionou, ao mesmo tempo que se pode ver, nas danças míticas, Ogyan apresentando cada instrumento criado por seu inventivo intelecto: A espada, a Lança, o Escudo, o pilao!...

Em outras lendas temos Oyà, mesmo no castelo de Xangô, sopra o fogo na forja de Ogun, para que ele possa confeccionar mais rápido a demanda de Ogyan de armas e utensílios para que este possa usar em suas batalhas! Tanto que ventos fortes e furacoes são tidos como prenúncios de guerra, pois seria o poderoso e apressado sopro de Oyà para acelerar uma enorme produção de armas para a guerra de Ogyan!

Assim sendo, Ogyan é o Orixà da Guerra, enquanto Ogun é um de seus patronos e um grande general de batalha! A distinção dos dois giraria na mesma distinção entre o Ares e a Atenas gregos, ambos deuses da guerra, tendo distinção na forma de guerrearem e da natureza do combate. Ogun e Ares (grego) são viscerais, sao furiosos, lutam corpo a corpo, brandindo sua espada com poderosa e inumana força, destroçando tudo o que estiver em seu caminho de guerreiro, sem muita distinção e discernimento, é o calor da batalha, a cegueira da fúria, o gosto pela violência e pela força, junto consigo está a companhia das forças mais obscuras do Universo, assim como Ares vem junto phobbos (medo), entre outras divindades obscuras e até mesmo demoníacas, Ogun vem acompanhado de Ikù (a morte) entre outras divindades terríveis!... Ogun furioso é uma força indomável e absolutamente terrível, contrastando com seu caráter humilde, reto e justo de trabalhador honesto e incansável quando está trabalhando diligentemente. Tanto que é um Orixà de justiça, muito severo, mas reto e verdadeiro. É um grande Orixà!!

Ogyan, assim como a Atenas grega, é um Orixà do gosto pela batalha como depuradora de verdades e otimizadora de progressos!! Possui o gosto pelo debate, pelo combate das idéias e dos conceitos em busca de uma síntese mais perfeita, é o criador da luta entre a tese e a antítese, em busca de uma superior síntese, que novamente será posta à prova, e assim incessantemente até chegar à perfeiçao que este Orixà almeja! É isto, ou NADA!! Assim configurando mais um aspecto de seu caráter dado a extremos! Ogyan gosta da luta, do confronto entre idéias e ideais, entre técnicas, entre modos, caminhos e objetivos para que assim ao final surja algo mais limpo, mais reto, mais claro, mais progredido! Não suporta em si o calor da batalha, nem a confusão em si, a violência, despreza a barbárie (é um Orixà da cultura e do progresso), a desonra, a covardia, o medo, tudo isso ele ignora. Mas se regozija da guerra quando esta consegue trazer a evolução e a depuração necessárias para que a vida cresça e ascenda a outro patamar de cultura e compreensao! A confusão e a guerra, é um instrumento que Ogyan utiliza para que faça saltar a verdade, e assim, uma vez liberta, que a justiça e o progresso se façam!! Um Orixà q busca trazer o valor à tona, utilizando de momentos de extremos, para que o vício ou a virtude se apresentem. É o brilho do dia, que com seu esplendor força os contrastres ao extremos clareando e definindo tudo! É a visão e a verdade! Nenhuma dissimulaçao ou meia-verdade resiste ao vigor de seu brilho que define as naturezas e traz à tona as verdades.

É um Orixà de estratégia, deixando o campo de batalha para seu companheiro Ogun, que se compraze com a violência do campo de batalha. Sendo assim Ogyan é o general e Ogun seu direto imediato! A Ogyan cabe os respeitos e a honra! Tanto que além da saudação digna aos Oxalàs: “Exe ê!” e “Epa Babà”, também exige o “Kabiesyi!” digno dos Reis!!

Ogyan é o inventor e Ogun seu artesão! Ambos espírito e técnica são invencíveis!! Sua parceria é algo tao íntimo que encontramos em diversas lendas a união dos dois! Em outra lenda mostra a natureza extrema de Ogyan e como foi importante a parceria com Ogun para encontrar um ponto de equilíbrio:

Ogyan sentia fortes dores de cabeça, pois seu Orì era demasiado branco! Era um excesso de vida e atividade, pediu auxílio e encontrou Ikù, que lhe disse que poderia resolver este seu problema, desta demasiada claridade, assim Ikù atirou sobre o Orì de inhame branco de Ogyan uma grande quantidade de Ossum, o que tornou a cabeça agora azul-marinha quase negra! Ogyan que sofria de imensas dores de cabeça devido à extrema claridade, agora era assombrado pelas trevas de Ikù (a morte). Uma extrema depressão e fobia tomou conta dele! Perambulando perdido pelas ruas, encontrou Ogun, que com seu Obè (espada) misturou os dois ingredientes (yan- inhame pilado e ossum) tornando a cabeça de Ogyan uma mistura das duas – branca e azul! Assim Ogyan pôde viver e prosperar, tendo sempre ao seu lado o seu fiel companheiro Ogun!

Esta lenda pode-se entrever a natureza extrema deste Orixà, às vezes muito branco, às vezes quase negro!! Ele nasceu de Eji-Ogbè (Eji-Onilé para o Merindilogun) um Odù de extremos! Às vezes os filhos de Ogyan, como é comum para os filhos de Oxalà, devido justamente à extrema brancura, sofrem de rinites, sinusites e outras alergias naturais à uma cabeça muito branca, assim como também a fotofobia, que a lenda relata. Também sabe-se que seu comportamento é de extremos, e muitas vezes após a sua disposição extrema até quase maníaca, eles caem depois em uma grande fadiga ou até mesmo depressão... Vão ao céu e ao inferno praticamente no mesmo dia. Mais uma vez os extremos da lenda. E os fantasmas, as situaçoes obscuras e mal-resolvidas, são os agentes de maior perturbação para seu filhos, que não suportam não discernir e resolver por completo uma situação. Necessitam sempre deixar tudo às claras!! Assim as trevas (as sombras) são o que lhes deprime e atemoriza! Assim, como é comum à todos os Oxalàs, não pode se ver manchado. Quando digo manchado me refiro ao “manchar o alà branco com dendê...”! Ou seja, manchar a reputaçao!!
E outro ponto muito interessante ainda a ser explorado nesta lenda é a questao do trabalho ser o ponto de equilíbrio para o Orì de Ogyan, assim como o afiado discernimento!

Quando aparece Ogun e com sua espada mistura harmoniosamente as duas tendências, na verdade Ogun e a espada são símbolo do trabalho e do progresso, assim como da batalha. Somente o trabalho pode reunir as duas tendências extremistas de Ogyan para um ponto em comum de progresso e saúde, que é o trabalho. A necessidade de Ikù participar da formaça da cabeça de Ogyan é pq os filhos de Ogyan sem temores, angústias e questoes a elucidar nao se movem, e assim ficam se ressentindo de tanto talento armazenado e não explorado! É a uniao da motivação, do talento, com a necessidade e a angústia o que faz eles se moverem!! Mas apenas a espada, ou seja, o discernimento afiado, que os filhos de Ogyan possuem por excelência, é que fará com que consigam aplicar tudo isto de modo equilibrado, saudável e proveitoso!! E isto será aplicado no trabalho, ou na batalha, fazendo emergir o valor, o novo, a virtude ou o vício, tudo para limpar o caminho e trazer o progresso! E como meta última, a perfeiçao! Não é necessário dizer que os filhos de Ogyan são perfeccionistas natos, e não perdoam a sua obra até atingirem a perfeiçao... nunca estará bom para eles, até que lhes pareça perfeito... Toda a obra para eles será sempre apenas um ensaio, a próxima será melhor, e talvez, a definitiva... Para um Orixà do progresso nunca existe a obra definitiva... e assim caminharão até à perfeição!

São, como todos os Oxalàs, altivos ao mesmo tempo que humildes. Existem muitas “qualidades” ou muitos Orixàs sob esta classificação... não pretendo aqui discorrer sobre todas que seriam um grande número... com todas as suas multifaces e idiossincrasias. Basta tentar classificar as maiores tendências.

Existe uma diferença em muitas casas que definem os Ogyans que portam pilão, e os Ogyans que portam espada. Assim os que portam o pilão seriam doces, progressistas e sociàveis, equilibrados. Enquanto os que portam espada seriam os desafiadores, os “encrenqueiros”, de humor instável e severos progressistas! No entanto ainda sabe-se que em outras casas, todos portam tanto uma quanto a outra, sendo apenas momentos do Orixà... e devendo ser acompanhado para buscar sempre estar equilibrando o Orixà.
Alguns Ogyans no entanto são mais infantis que outros, outros são mais guerreiros e dados à batalhas, e assim vai, dependendo do aspecto do Ogyan correspondente. Em comum todos possuem uma alegria inesgotável, um vigor invejável, uma mente brilhante e afiada, um discurso ainda mais reluzente e afiado! Uma mente criativa e por demais inventiva! Uma coragem de propósitos inigualável e uma rebeldia nata. A inconformidade é seu traço mais comum, para todos o bom pode ainda ficar melhor, e lutarão por isso!! Quado saciarem esta fome de perfeiçao, encontrarão a maturidade e a paz que no fundo é o que mais desejam...

Seu nome Oxanguian vem de uma lenda, em que o senhor de Ejigbô, este mesmo Orixà, gostava muito de comer inhame pilado, de tal modo que inventou o pilao, para que ficasse mais fácil de produzir sua comida predileta. Assim o chamaram, seus amigos de Oxanguian, que significa, Orixà comedor de inhame pilado!

Um dia Awoledjé, seu babalawó resolve partir em peregrinaçao após lhe dar sábios conselhos sobre como dirigir sua cidade recém conquistada. E realmente Ejigbó tornou-se a grande cidade que Awoledjé previra: Com grandes muralhas, grandes construções, luxo, exércitos, etc, etc, todo o luxo que um grande reino exigia. Awoledjé quando retornou mal reconheceu a cidade. E chegando aos porteiros da cidade pediu para ver o “comedor de inhames”, bastou para que os soldados ficassem absolutamente indignados com o tratamento desrespeitoso do forasteiro em relaçao ao seu querido Rei. E então, após surrá-lo bastante, o prenderam na masmorra mais fétida que havia. Muito triste com o tratamento recebido pela cidade que havia ajudado a fundar, Awoledjé invocou um encanto que trouxe a esterilidade e a seca para Ejigbó. Passado uns anos reinar estava impraticável... entao ogyan pediu para os adivinhos descobrirem o q se passava com seu reino. E Ifà lhes diz que um amigo foi preso injustamente em seu reino! Imediatamente Elejigbó pede para repassarem todos os veredictos do reino e é quando reencontra seu amigo Awoledjé, transfigurado pelos maus tratos recebidos. Oxanguian estava desconsolado... como ele podia ter feito isto ao amigo?? Imediatamente manda lavarem Awoledjé, o alimentarem com as melhores comidas, vesti-lo de branco (traje de honra) e após todo o tratamento convence a Awoledjé que retire o encantamento que secava o seu povo. Awoledjé aceita, mas impôs uma única condiçao: Todos os anos, no fim da seca, deverão todos os habitantes de Ejigbó dividirem-se em duas tribos que deveram golpear-se com varetas de madeira até estas se quebrarem! E é assim que até os dias atuais Ejigbó nesta época se dividem os bairros de Ixalê Oxolô e Okê Makpo para golpearem-se até quebrarem-se todas as varetas! Esperando que a chuva caia e a fertilidade retorne.

Esta lenda demonstra mais uma característica, além de Ogyan portar as armas acima referidas, também porta o Irukeré (rabo de cavalo branco) símbolo de sua realeza! E também a vareta de amoreira... demonstrando que possui também uma forte ligaçao e regència sobre os mortos... Ogyan, o Orixà da vida por excelência, também é o Orixà da vida após a vida! Sendo assim rege os mortos e sua lembrança viva...

Na natureza encontramos Ogyan no camaleão, nos primeiros raios do Dia, assim como no dia todo. Também encontramos seu axé em tudo o que é branco e puro, assim como também nas águas, sobretudo nos gêisers, fontes de águas termais e quentes! Pois ele é a água e o fogo do início dos tempos, a água vulcânica que presenciou a criação do mundo e criou a atmosfera, o ar, que gerou a vida neste planeta!!

Ogyan é tanto o Orixà da vida que é muito comum ser um Orixà favorito dos sacerdotes anciãos, pois ele é sempre o prenúncio de mais vida! Onde entra um omorixá de Ogyan, a vida se renova, o tempo de vida se prolonga, as atividades retomam força, os objetivos se redefinem ou se discernem melhor os ideais. Há um reavivamento em tudo!! E também o famoso lorogùm... aquele que limpa e define as coisas... o brilho afiado de Ogyan que define tudo, que exalta os ânimos, os vícios e as virtudes, que traz à tona à verdade, e os contrastes, colocando tudo em seu devido lugar. Nada mais se paira à sombra, o dia chegou!!
Tanto que em algumas casas, antes de se fazer um Ogyan busca-se acalmar sua cabeça de Lorogum. Existe um preceito muito simples e eficiente para isso.

Seu elemento: Ar e Água
Seu temperamento: Quente
Sua regência: Vida, criatividade, estratégia, a guerra, as invenções, a inteligência, o debate, o brilho, o dia!
Sua cor: o Branco, matizado de azul, cor que leva em honra à Ogun seu companheiro.
Seus instrumentos: a mão-de-pilao, a espada, a lança, o escudo, o irukeré (rabo de cavalo), o iruexan (vareta de amoreira).
Comida preferida: inhame pilado.
Animais consagrados: pombos brancos, cavalos brancos, camaleão, igbin.

Saudemos entao o grande senhor da vida!
Salve o grande guerreiro branco que desconhece à derrota!
Saudemos ao amanhecer do dia, quando surgirem os primeiros raios de vida e de luz!!

“Exeu ê! Epa Babà!! Kabiesy Oxanguian!!”

Axé!!

Texto retirado do Orkut, escrito por, Gil Bello

 

Prece aos Orixás

centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php

umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php. ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo ... A tristeza dos Orixás. umbandapaijoaodeangola.com.br/a-tristeza-dos-orixás.php. E, se existe um Orixá leal, ...

Ervas e Orixás

centropaijoaodeangola.com/ervas-e-orixás.php

Ervas e Orixás · Página inicial · descubra seu orixá · livro de visitas · livro de visitas 2 · Cidades do Paraná · conheça nosso blog · Exu Marabô · História de Iansã · Defumação de Limpeza e Descarrego · Banho de Preto velho · História de Xangô · Conhecendo os Falangeiros de Ogum · Lendas de Xangô ...

Pontos cantados Pai oxalá

www.centropaijoaodeangola.com/pontos-cantados-de-pai-oxalá.php

Mitologia de Oxaguian Oxalá, rei de Ejigbô, vivia em guerra. Ele tinha muitos nomes, uns o chamavam de Elemoxó, outros de Ajagunã, ou ainda Aquinjolê, filho de Oguiriniã. Gostava de guerrear e comer. Gostava muito de uma mesa farta. Comia caracóis, canjica, pombos brancos, mas gostava mais de inhame amassado ...

As Pombas-Giras

centropaijoaodeangola.com/as-pombas-giras.php

Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM. Ogum foi um dia caçar na floresta. Ele ficou na espreita e viu um búfalo vindo em sua direção. Ogum avaliou logo a distância que os separava e preparou-se para matar o animal com a sua espada. Mas viu o búfalo parar e, de repente, baixar a  ...

jogo de búzios

centropaijoaodeangola.com/jogo-de-búzios.php

16) Alafra ' Oxalá, Oxaguian. Os búzios são lançados sobre uma peneira e de acordo com a sua caída (número de búzios abertos ou fechados) se faz a interpretação pelos sacerdotes. Os números à esquerda do "X", representam a quantidade de "búzios abertos" e à direita a quantidade de "búzios fechados". A PRÁTICA

Xangô

centropaijoaodeangola.com/orixá-xango.php

Ele teve várias uniões com outros orixás, como Oxum, Obá e Iansã, que era sua prima e esposa predileta. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida.

Guias contas e colares

centropaijoaodeangola.com/guias-contas-e-colares.php

... Lendas de Oxossi · Lendas de Yemanjá · lendas de obaluaiê · lendas de Obá · lendas de Exu · Lendas de Ewá · Oração-preces e saudação a xangô · saudações usadas na umbanda. As Guias. Conhecidas também como "Cordão de Santo", "Colar de Santo" ou "Fio de Contas". São ritualisticamente preparadas , ou seja, ...

Oxalá

umbandapaijoaodeangola.com.br/oxalá.php

6 ago. 2017 ... Segundo as lendas, Oxalá é o pai de todos os Orixás, excetuando-se Logunedé, que é filho de Oxóssi e Oxum, e Iemanjá que tem uma filiação ..... e tempo em que ficou preso, Xangô deu-lhe Ayrá, que o carregou nas próprias costas, até o palácio de Oxaguian, seu outro filho, onde morava anteriormente.

Linha de Esquerda: Exu e Pomba-Gira

umbandapaijoaodeangola.com.br/linha-de-esquerda-exu-e-´pomba-gira.php

Caboclos na linha de umbanda ... Oração a exu e Pomba gira. Homenagem a tranca Rua das almas. centropaijoaodeangola.com/homenagem-a-tranca-rua. php. Na UMBANDA, Exu Tranca Ruas não é considerado como um Deus, mas como ... Lenda Pomba Gira Sete Saias A História de Sete Saias Vamos contar essa ... .

Oxalá

centropaijoaodeangola.com/oxalá.php

PEDRAS: Brilhante - Cristal de rocha - Quartzo leitoso METAL: Ouro Lendas de oxalá segundo o candomblé. Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo. Porém essa missão não lhe dava o direito de deixar de cumprir algumas obrigações para outros Orixás e Exu, aos quais ele deveria ...

Banhos de Oxum

umbandapaijoaodeangola.com.br/banho-de-oxum.php

Cana-fístila – Chuva-de-ouro: Aplicada nos abô e nas obrigações de cabeça, usada também nos banhos de descarrego dos filhos de Oxum. Seu uso popular é contra os males dos rins, areias e ardores. O sumo das folhas misturado com clara de ovo e sal mata impigens. Chamana-nove-horas – Manjericona: Usada em ...

Banhos de Oxalá

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-oxalá.php

Cinco Folhas: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de descarrego. A medicina caseira indica esta erva como eficaz depurativo do sangue. Cipó-cravo: Não possui uso ritualístico. Na medicina caseira actua como debelador das dispepsias e dificuldade de digestão. Usa-se o chá ao deitar.

Banho de Oxóssi

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-oxossi.php

A medicina popular a utiliza em banhos ou compressas sobre úlceras, cancros, fleimão e nas erisipela. Alecrim de Caboclo: Erva de Oxalá, porém mais exigido nas obrigações de Oxóssi. Não possui uso na medicina popular. Alfavaca-do- campo: Emprega-se nas obrigações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos ...

Banho de Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-ogum.php

Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira para debelar diarréias ou disenterias, e usada também no reumatismo, feridas e úlceras. Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua aplicação nas ...

Banhos Ritualísticos na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/banhos-ritualísticos-na-umbanda.php

As ervas para estes banhos, podem ser aquelas relacionadas ao próprio Orixá regente da pessoa, ou aquelas que uma entidade receitar. c- Banho de Energização Após tomarmos um banho de descarrego, é importante que restabeleçam o equilíbrio energético, através de um banho de energização. É um banho que ...

Centro Pai João de Angola/Maringá Pr.

centropaijoaodeangola.com/banhos/

Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, etc. Para fazer o banho, devemos olhar a relação de ervas e propriedades que segue abaixo e escolher aquelas ...

Defumações

centropaijoaodeangola.com/defumações.php

Ele queima sozinho dispensa o uso de brasas, aproveite a visita, providencie também um Sabão da costa, ele é composto de uma mistura de sete ervas, cinzas e banha, a exemplo da defumação pronta ele é excelente pra ser usado como banho de descarrego, o Sabão da Costa é usado da seguinte forma: Após o seu ...

Banho de Preto velho

centropaijoaodeangola.com/banho-de-preto-velho.php

Banho de Sal Grosso – O banho de sal grosso é um dos mais poderosos banhos de descarrego e purificador dos miasmas e larvas espirituais, arrastando todo negativismo para longe. Banho de descarrego, banho de limpeza e banho de rosas para crianças – criança assim como um pára-raio, pode ser afetada por larvas ...

Baianos na umbanda

umbandapaijoaodeangola.com.br/baianos-na-umbanda.php

Banhos de Descarrego. O que é o Banho de Descarrego? Como a própria palavra diz, é para descarregar tanto a parte física como a parte espiritual. Renova a parte física e a alma. Pode ser Banho para energização, harmonização, limpeza e descarrego. - Banho de descarrego: é banho forte – Fumo, Cachaça, Sal ...

banhos de ervas

centropaijoaodeangola.com/banhos-de-ervas.php

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro banho ritualístico, já que além das energias negativas, também descarregou-se as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada, que só é conseguido com outro tipo ...

 

Oferenda de Oxum

umbandapaijoaodeangola.com.br/oferendas-de-oxum.php

LENDAS: (1) Certa vez, numa festa de Oxalá, as sacerdotisas dos vários orixás. Oferendas para Nanã. centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê. php. centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-omulu.php. Oferenda a Omulú Você pode fazer na beira do mar (calunga grande) ou no ... e principalmente Osanyin ...

Yemanjá

umbandapaijoaodeangola.com.br/yemanjá.php

20 ago. 2017 ... Oxalá agradecido foi a Olodumare pedir para que deixasse a Iemanjá o poder de cuidar de todas as cabeças. Desde então Iemanjá recebe oferendas e é homenageada quando se faz o bori (ritual propiciatório à cabeça) e demais ritos à cabeça. Lenda tira do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi ...

Orações

umbandapaijoaodeangola.com.br/oracões.php

Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Caso deseje conhecer as 7 linhas da umbanda. Digite na caixa de pesquisa: Preto- velho/caboclo/erês/boiadeiro/marinheiro/baiano/povodágua/ciganos/exu e Pomba-giras.

Os Médiuns são Parceiros

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-médiuns-são-parceiros.php

Lendas do Orixá Omulu / Obaluaê Era um guerreiro terrível que, seguido de suas tropas, percorria o céu e os quatro cantos do mundo. ... é que são pessoas calmas e reinantes, mas devemos observar que pelo menos no Brasil, Oxalá está subdividido em Oxaguian, que é o Oxalá novo e Oxalufan que é o Oxalá velho e as ...

Altar de Nossa Senhora

centropaijoaodeangola.com/altar-de-nossa-senhora.php

Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. ..... O psicológico dos filhos de Oxalá é que são pessoas calmas e reinantes, mas devemos observar que pelo menos no Brasil, Oxalá está subdividido em Oxaguian, que é o Oxalá novo e Oxalufan que é o Oxalá velho e as ...

Guias e Colares.

umbandapaijoaodeangola.com.br/guias-e-colares.php

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php. Ogum vencedor de Demanda · Fundamentos · Orações · Oxum · As pombas ... Guias contas e colares. centropaijoaodeangola.com/guias-contas-e-colares.php. Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site. Visite nosso blog click na imagem abaixo:.

Oração à Oxalá

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-a-oxalá.php

Oração à Oxalá Oxalá! Divina manifestação do Bem, Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor, Ó ! Vós que recebei o poder do supremo Doador para tudo e todos. Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador, Despertai-nos para a realidade da vida imortal, Sois a imaculada irradiação do Altíssimo, ...

Banho de descarrego

centropaijoaodeangola.com/banho-de-descarrego.php

Banho de Limpeza 3 galhos de guiné 3 galhos de alecrim 1 espada de São Jorge partida em três (retirando-se a ponta e a raiz) 3 folhas de louro 3 galhos de arruda 3 punhados de alfazema 3 punhados de levante Ferver água suficiente, jogar as ervas, desligar o fogo e abafar. Banho de descarrego : 1 punhado de ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/

Tipo: “ Tem zi fio que veio pra nossa gira de hoje sem ter feito seu banho de descarrego” “ Tem zi fio que anda faltando nas doutrinas, arruma tempo pra tudo, mas pro seu santo não encontra tempo, esquece que ao corpo que é nada damos tudo e ao espírito que é tudo damos nada”. “ Tem zi fio que quando abre a boca ...

Banho de defesa espiritual

centropaijoaodeangola.com/banho-de-defesa-espiritual.php

Quer saber mais sobre banhos? Banho de Sal Grosso – O banho de sal grosso é um dos mais poderosos banhos de descarrego e purificador dos miasmas e larvas espirituais, arrastando todo negativismo para longe. Banho de descarrego , banho de limpeza e banho de rosas para crianças – criança assim como um ...

banhos de abertura de caminho

centropaijoaodeangola.com/dicas-de-banhos-de-descarrego.php

Dicas de banhos de descarrego. O que é o Banho de Descarrego? Como a própria palavra diz, é para descarregar tanto a parte física como a parte espiritual. Renova a parte física e a alma. Pode ser Banho para energização, harmonização, limpeza e descarrego. - Banho de descarrego: é banho forte – Fumo, Cachaça, ...

Banho de descarrego

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-descarregos.php

Um banho de descarrego forte pode ser usado em qualquer situação em que o indíviduo achar necessária, pois serve para anular e limpar o corpo das cargas energéticas negativas que contraímos ou produzimos todos os dias. Sintomas que nos indicam a necessidade de um banho de descarrego forte Se você está,  ...

Banho de descarrego Forte

umbandapaijoaodeangola.com.br/banho-de-descarrego-forte.php

Banhos de descarrego Forte. - Para usar um banho de descarga: 1 – Coloque um litro de água ao lume até ferver. 2 – Quando ferver, apague o lume e deite num jarro, onde já deitou a mistura de sal e ervas. 3 – Deixe arrefecer até ficar morno. 4 – Tome o seu duche normalmente. 5 – Quando terminar de se enxaguar e ...

Descarrego de Pólvora

centropaijoaodeangola.com/descarrego-de-polvora.php

O descarrego, é feito utilizando-se de velas, pipocas, ovos, folhas, queima de pólvora (Fundango) e banhos de ervas. A descarga energética é feita através do descarrego, e após os objetos passados na pessoa são despachados em água corrente ou queimados. (no caso de folhas). Fundanga A “Roda de Fogo” ou ...

Banhos de xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-xangô.php

Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. A medicina caseira usa seu chá em cozimento, para emagrecer. Angelicó Mil-homens: Tem grande aplicação na magia de amor, em banhos de mistura com manacá (folhas e flores ), para propiciar ligações amorosas, aproximando os sexo masculino. A medicina caseira ...

Banhos de Iansã

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-iansã.php

Banho de descarrego de Iansã material: Um punhado de folhas de romã 5 litros de água limpa em temperatura ambiente Macere as folhas de romã em um balde com água, deixando descansar por 4 horas, sem coar jogue do pescoço para baixo após seu banho normal, recolha todas as folhas e coloque em uma folha de ...

Banho de Iemanjá

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-iemanjá.php

O banho de mar é um banho de descarrego completo ofertado pela “Rainha do Mar” para proteção e descarrego de todos os seus filhos na terra. Traz boas energias de prosperidade e beleza a quem toma o banho de mar Sábado é o dia de rezar com fé a Rainha do Mar e fazer seus pedidos para que a poderosa orixá ...

Banhos Ciganos

centropaijoaodeangola.com/banhos-ciganos.php

Os Espíritos Ciganos são também, uma linha de trabalhos espirituais que busca . .. branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas. Banho de descarrego. centropaijoaodeangola.com/banho-de-descarrego.php. Banhos Específicos: Descarrego: quando nos sentimos muito irritados ou ... Banho ...

Amacis

centropaijoaodeangola.com/amacis.php

Para cada caso existe uma afinidades de banho, banho de descarrego, banho de atração, banho de purificação, banho de defesa, etc, etc. O melhor amaci e preparado com ervas frescas, somente é acrescentado pemba por ordem espiritual, nunca por si só. Existem outros tipos de banho, como pipocas, somente por ...

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

umbandapaijoaodeangola.com.br/jogaram-uma-carga-pesada-pra-cima-de- mim.php

Temos algumas categorias de banhos : a) Banhos de Descarrego Esta categoria de banho, conhecido também como banho de descarga ou desimpregnação energética é o mais comum e mais conhecido. Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando  ...


NÃO ENCONTRO O QUE PROCURA USE BUSCADOR

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Exu Marabô
  • História de Iansã
  • Defumação de Limpeza e Descarrego
  • Banho de Preto velho
  • História de Xangô
  • Conhecendo os Falangeiros de Ogum
  • Lendas de Xangô
  • Lendas de Ogum
  • Lendas de Iansã Oyá
  • Oxum e Iansã
  • HISTORIA DE XANGÔ E YANSÃ
  • Lendas de Oxossi
  • Lendas de Yemanjá
  • lendas de obaluaiê
  • lendas de Obá
  • lendas de Exu
  • Lendas de Ewá
  • Oração-preces e saudação a xangô
  • saudações usadas na umbanda
  • Oração preces e saudação a Oxum
  • Lendas de Nanã
  • Lendas de Ossain
  • Lendas de Logun Edé
  • Lendas de Oxaguiã
  • Lendas de Oxalufã
  • Características dos filhos de Oxalá

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxalá.php

    Lenda de Oxaguian: Oxaguian (forma Jovem de Oxalá), filho de Oxalufã, valente e guerreiro, desejava ter um reino a qualquer custo. Dois reinos vizinhos ... um dos sacerdotes lhes respondeu que eles deveriam oferecer a Oxaguian, O Orixa da paz que vestia-se de branco como uma pomba, a comida que ele mais ...

    Lendas de Oxaguian

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxaguiã.php

    Oxaguiã manda libertar o amigo preso injustamente O filho de Oxalá tornou-se um guerreiro forte e decidiu um dia conquistar um reino para si. Partiu em companhia de seu amigo Auoledjê, conquistou Ejigbô, tornando-se seu rei, o Elejigbô. O rei tinha uma grande paixão, comer inhame pilado, e comia com gula , tanto ...

    Lendas de Obaluaiê

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-obaluaiê.php

    Lenda de Oxaguian: Oxaguian (forma Jovem de Oxalá), filho de Oxalufã, valente e guerreiro, desejava ter um reino a qualquer custo. Dois reinos vizinhos .... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os .

    Cabocla jurema

    centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

    Corajosa, a cabocla tornou-se a primeira guerreira mulher da tribo, pois a sua força e agilidade e manejo das armas e da ciência da mata, se tornara uma lenda por todo continente; onde contadores de estórias, aos pés da fogueira, falavam da índia de pena dourada, que era a própria mãe Divina encarnada.

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/história-de-iansã.php

    Obaluaê, com Ogum aprendi a usar a espada; com Oxaguian, o escudo; com Oxossi aprendi a caçar; com logun-edé a pescar; com Exu aprendi os mistérios do .... Lendas de Obá Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, no reino de Oyó, como uma das esposas de Xangô, dividindo a preferência do reverenciado Rei ...

    Um abraço Fraterno

    centropaijoaodeangola.com/um-abraço-fraterno.php

    Obaluaê, com Ogum aprendi a usar a espada; com Oxaguian, o escudo; com Oxossi aprendi a caçar; com logun-edé a pescar; com Exu aprendi os mistérios do fogo. Falta-me apenas ..... POMBA GIRA ROSA CAVEIRA Bom essa Lenda que será contada aqui, pertence à uma de suas vidas passadas, lembrado que nem .

    Yansã

    centropaijoaodeangola.com/yansã.php

    Salve minha Mãe Yançã Eparrei Oyá Eparrei Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence.LENDAS DE IANSÃ O Casamento de Iansã e Ogun Ogum foi um dia ...

    Características dos Filhos de Orixás

    centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php. Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase ... Características dos Filhos de Orixás. centropaijoaodeangola.com/caracteristicas- dos-filhos.

    Xangô senhor da justiça

    centropaijoaodeangola.com/xangô-senhor-da-justiça.php

    Ele teve várias uniões com outros orixás, como Oxum, Obá e Iansã, que era sua prima e esposa predileta. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida.

    Exus e Pomba-giras

    centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

    A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço “não cigano ” o que seus pais não aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer. Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua mãe trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus pés para poder rodar e jogar ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/caboclo-aguia-branca.php

    Caboclo Aguia Branca De acordo com suas palavras ele é o chefe da falange dos índios Peles-vermelhas. Costuma dizer que é do tamanho de uma montanha e é grande para que os seres possam aproveitar suas sombras, e ali descansarem de suas busc...as e refletirem para a continuidade. Gosta de fazer trabalhos na ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/comidas-de-oxum.php

    lenda do IPETÉ de oxum. Oxum encontrava-se ... Também não podemos esquecer que por causa dessa lenda, o Único Orixá Boró (homem) que pode carregar a panela de Ipeté é Logún-Edé…” .... Oxalá Oxaguian: Canjica Branca igual a de Oxalufan, Comidas brancas, Apeté (Sem dende), Mugunzá e Inhame Pilado.

    Orixá Tempo

    www.centropaijoaodeangola.com/orixá-tempo.php

    Lenda: Tempo era um homem muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. ... e participantes, pessoas que se apegam facilmente a tudo e a todos e ... dos filhos de Oxaguian e de Oxalufan, na verdade começa na infância e da mesma maneira e diversificando, se fixando com o passar do tempo.

    Ossain

    centropaijoaodeangola.com/ossãim.php

    Segundo lendas, Ossâim era o dono de todas as folhas e era necessário que os Orixás dependessem dele para obter certas folhas e certos sumos. Como os orixás raramente se submetem a qualquer tipo de autoridade, ... Obá, Oxumaré e Omulu. 16) Alafra ' Oxalá, Oxaguian. Os búzios são lançados sobre uma peneira e ...

    Lendas de Ewá

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ewá.php

    Lendas de Ewá. Ewá Ewá é escondida por seu irmão Oxumaré. Filha de Nanã também é Ewá. Ewá é o horizonte, o encontro do céu com a terra. É o encontro do céu com o mar. Euá era bela e iluminada, mas era solitária e tão calada. Nanã, preocupada com sua filha, pediu a Orunmilá que lhe arranjasse um amor, que ...

    oferendas na umbanda

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-na-umbanda.php

    Bolas de inhame. O inhame deve ser bem cozido em água sem sal, depois pilado em pilão, ou com a ponta de um garfo, em seguida sovado para obter uma massa pastosa e modela os bolos de forma arredondada com as mãos. Esta comida ritual é muito apreciada pelos orixás oxaguian, oxalufan, oxalá, yemanja e entra ...

    Exu das 7 Encruzilhada

    umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-das-sete-encruzilhadas.php

    ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo ... conheça nosso blog. centropaijoaodeangola.com/conheça-nosso-blog.php ... José da Guiné · Exu Capa Preta · Exu das Sete Encruzilhadas · Exu morcego · Exu Meia ...

    Banhos de Oxalá

    umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-oxalá.php

    ERVAS DE OXALUFÃN E OXAGUIÃN Agapanto: É um vegetal pertencente a Oxalá, Nanã e a Obaluayê. O branco é de Oxalá e o lilás é da deusa das chuvas e do orixá das endemias e das epidemias. É também aplicado como ornamento em pejis, e banhos dos filhos destes orixás. Não possui uso na medicina popular .

    Comidas de Santo

    centropaijoaodeangola.com/comida-de-santo.php

    Bolas de inhame. O inhame deve ser bem cozido em água sem sal, depois pilado em pilão, ou com a ponta de um garfo, em seguida sovado para obter uma massa pastosa e modela os bolos de forma arredondada com as mãos. Esta comida ritual é muito apreciada pelos orixás oxaguian, oxalufan, oxalá, yemanja e entra ...

    oferendas

    centropaijoaodeangola.com/oferendas.php

    Bolas de inhame. O inhame deve ser bem cozido em água sem sal, depois pilado em pilão, ou com a ponta de um garfo, em seguida sovado para obter uma massa pastosa e modela os bolos de forma arredondada com as mãos. Esta comida ritual é muito apreciada pelos orixás oxaguian, oxalufan, oxalá, yemanja e entra ...

    Categoria Banhos Orixas

    centropaijoaodeangola.com/categoria-banhos-orixás.php

    ... É DIA DO FOGO E DO DENDÊ! Quarta-feira, é o dia consagrado a Xangô. Orixá da justiça. O Rei de Oyó! Se você anda desanimado, descrente, sem estímulo. Hoje é o dia pra você reverter esta situação. Faça um … Continue lendo →. Ver mais categorias click no links abaixo: Banhos Orixás · Banhos de descarrego.

    Oxumarê

    centropaijoaodeangola.com/oxumarê.php

    DEFUMAÇÃO LUSTRAL- Além de afastar alguns remanescendes astrais que por ventura tenham se mantido após a defumação de descarrego, esta .... O banho de abô tem muita utilidade dentro do axé orixá, e casa nenhuma deve ficar sem o mesmo, pois sua força é muito grande e, ele tem a força para repelir qualquer ...

    As 7 chaves da Felicidade

    centropaijoaodeangola.com/7-chaves-da-felicidade.php

    Faça um banho de descarrego, uma defumação, os guias certamente lhe indicaram o melhor caminho a seguir. Segue abaixo um conjunto de Orações para abertura de caminho. Chave 1 Poderosa Oração do Senhor do Bonfim Meu Sr. Do Bonfim, acho-me na Tua presença, humildemente, para receber de Ti, todas as ...

    Marinheiros

    umbandapaijoaodeangola.com.br/marinheiros.php

    Dão consultas, passes e também fazem trabalhos fortes de descarrego que envolvam grandes demandas. Em algumas casas, também ..... Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu. Baiano Zé do Cocô.

    Defumação de Limpeza e Descarrego

    centropaijoaodeangola.com/defumação-de-limpeza-e-descarrego.php

    Banho de descarrego para limpeza espiritual Sal grosso usado em banho de descarrego Sal grosso usado em banho de descarrego para purificar o espírito. .. . Ervas utilizadas: ALECRIM Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, ... bem estar, por que o objetivo do banho de "descarrego e da defumação" é despachar .

    Maria Padilha

    umbandapaijoaodeangola.com.br/maria-padilha.php

    https://centropaijoaodeangola.com/comidas-de-maria-padilha.php. Comidas de Maria Padilha. Qualquer oferenda requer preceitos e rituais anteriores à oferenda propriamente dita, como um banho de descarrego, vela para o ... Simpatias diversas. centropaijoaodeangola.com/simpatias-diversas.php. Faça um pedido pra ...

    Marinheiros na umbanda

    centropaijoaodeangola.com/marinheros-na-umbanda.php

    Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu. Banho de descarrego. centropaijoaodeangola.com/banho-de-descarrego. php. Só podem tomar o banho de amaci aqueles que forem freqüentar e desenvolver- ...

    Mensagem de Exu Capa preta

    umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-capa-preta.php

    Banhos de xangô. umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-xangô.php. Mensagem de Exu Capa preta. umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-capa- preta.php. Quando fores injustiçado, Xangô pesara sua .... centropaijoaodeangola.com/descarrego-de-polvora.php ... corrente de Luz vibratória dos médiuns onde o ...

    Mediunidade na Umbanda

    umbandapaijoaodeangola.com.br/mediunidade-na-umbanda.php

    O que não faltam são categorias e finalidades de banhos. Os banhos de ervas para descarrego são usados para purificar e proteger o corpo e o espírito das influências negativas que nos rodeiam. O banho de descarrego, limpeza ou de ervas ajudam na limpeza de nossa aura e atraem, por consequência, bons fluidos e ...

    ebó para yansã

    umbandapaijoaodeangola.com.br/ebó-para-yansã.php

    Faça o banho de descarrego 1 dia antes de fazer a oferenda. Banho de descarrego de Iansã 3 litros de água bem quente, apague e coloque folhas de bambu, catinga de mulata, e 9 cravos da Índia. Se for filho do Orixá, pode usar da cabeça para baixo, se for filho de outro orixá use do pescoço para baixo. EBÓ PARA ...

    Oferendas a Exu

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oferenda-de-exu.php

    Tome seu banho de descarrego com 1 litro de água para 3 galhos de arruda, 3 dentes de alho e 3 ramos de alecrim, antes de qualquer entrega. Aliás esse banho é excelente de ser tomado 1 vez por semana, sempre que possível, com ou sem oferenda. • Antes de qualquer entrega de oferenda, acenda uma vela branca ...

    Giras de Umbanda