Lendas de Obá

Lendas de Obá

Obá

É a princesa guerreira, Orixá feminino de Nagô (Iorubá), nascida de Orungá e do ventre de Yemanjá, depois de um incesto de Orugan. Em toda a África Obá era cultuada como a grande deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudda como Iyá Agbá, e mantém estreitas relações com as Iya Mi. Era uma mulher forte, que comandava as demais e desafiava o poder masculino. Terceira mulher de Sàngó, depois de Oya e Osun. Considerada por alguns como a irmã de Iansã. Ela desafiou e venceu as lutas, sucessivamente contra Osalá, Sàngó e Orunmilá. Obá era uma mulher vigorosa e cheia de coragem. Faltava-lhe, talvez, um pouco de charme e refinamento. Mas ela não temia ninguém no mundo. Seu maior prazer era lutar.

Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como profissão. Obá saiu vencedora de todas as disputas que foram organizadas entre ela e diversos orixás. Ela derrotou Obatalá, tirou Oxossi de combate, deixou no chão Orunmilá. Oxumaré não resistiu à sua força. Ela desafiou Obaluaê e botou Exú prá correr. Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo e lança.

Altiva, sombria e muito respeitada.

Obá é a representação dos ancestrais femininos, anciã e guardiã da sociedade Eleekô. Está associada à água e à cor vermelha. Representa o mais antigo e arcaico. Símbolo genitor, capaz de grandes sacrifícios próprios, lutadora, guerreira e companheira inseparável de L'Oya.

- Obasy, rio revolto
- Obasy, mística e idosa, com bons costumes, porém, grosseira.
- Obasy, mulher valente, orixá de uma orelha só.
- Obasy, quando em fúria transborda, agita-se.

Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade está muito restrita, sendo assim, esta sociedade passou a cultuar egungun. Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa.

Tudo relacionado a Obasy é envolto em um clima de mistérios, e poucos são os que entendem seus atos aqui no Brasil. Certas pessoas a cultuam como se fosse da família ji, ao passo que outras a cultuam como se fosse um Xangô fêmea. Obasy e ewa são semelhante, são primas e ambas possuem oro omi osun. Ela usa ofá (arco e flecha) assim como Ewa e ambas são identificadas também com Odé. Obasy usa a festa da fogueira de xangô para poder levar suas brasas para seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de xangô mais fieis a ele.

OBA é ORIXÁ ligado a água, guerreira e pouco feminina. Suas roupas são vermelhas e brancas, leva um escudo, uma espada, uma coroa de cobre. Usa um pano na cabeça para esconder a orelha cortada. Conta e lenda que OBA, repudiada por XANGÔ. vivia sempre rondando o palácio para voltar.

Notas bibliográficas
Candomblé. A panela do segredo - Pai Cido de Osun Eyin - 2000

Lendas

... obá versus ogum

Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como profissão. Obá saiu vencedora de todas as disputas que foram organizadas entre ela e diversos orixás. Ela derrotou Obatalá, tirou Oxossi de combate, deixou no chão Orunmilá. Oxumaré não resistiu à sua força. Ela desafiou Obaluaê e botou Exú prá correr. Chegou a vez de Ogum! Ogum teve o cuidado de consultar Ifá, antes da luta. Os adivinhos lhe disseram para fazer oferendas, compostas de duzentas espigas de milho e muitos quiabos. Tudo pisado num pilão para se obter uma massa viscosa e escorregadia. Esta substância deveria ser depositada num canto do terreno onde eles lutariam. Ogum seguiu, fielmente, estas instruções.

Na hora da luta, Obá chegou dizendo: "O dia do encontro é chegado". Ogum confirmou: "Nós lutaremos, então, um contra o outro". A luta começou. No início, Obá parecia dominar a situação. Ogum recuou em direção ao lugar onde ele derramara a oferenda. Obá pisou na pasta viscosa e escorregou. Ogum aproveitou para derrubá-la. Rapidamente, libertou-se do seu pano e a possuiu ali mesmo, tornou-se, dessa maneira, seu primeiro marido.

... obá enganada por amor

Mais tarde, Obá tornou-se a terceira mulher de Xangô, pois ela era forte e corajosa. A primeira mulher de Xangô foi Oiá-Iansã que era bela e fascinante. A segunda foi Oxum, que era coquete e vaidosa. Uma rivalidade logo se estabeleceu entre Obá e Oxum. Ambas disputavam a preferência do amor de Xangô. Obá procurava, sempre, surpreender o segredo das receitas utilizadas por Oxum quando esta preparava as refeições de Xangô. Esta era jovem e elegante Obá era mais velha e usava roupas fora de moda. Nem chegava a se dar conta disto, pois pretendia monopolizar o amor de SÀNGÓ. Com este objetivo, sabendo o quanto SÀNGÓ era guloso, procurava surpreender os segredos das receitas na cozinha, utilizadas por OSUN quando preparava as comidas de SÀNGÓ. OSUN, irritada, decidiu pregar-lhe uma peça.

Um belo dia pediu-lhe que viesse assistir um pouco mais tarde a preparação de um determinado prato, que segundo ela disse maliciosamente, realizava maravilhas junto a SÀNGÓ, o esposo comum. Obá apareceu na hora indicada. Osún tendo a cabeça atada por um pano que lhe escondia as orelhas, cozinhava uma sopa, na qual boiava dois cogumelos. Osun mostrou-os a sua rival, dizendo-lhe que havia cortado as próprias orelhas e colocando-as para ferver na panela, a fim de preparar o prato predileto de SÀNGÓ. Este chegando logo depois tomou a sopa com apetite e deleite e retirou-se gentil e apressado na companhia de Osun.

Na semana seguinte era a vez de Obá cuidar de SÀNGÓ e ela decidiu por em prática receita maravilhosa. Cortou uma das orelhas e a cozinhou em uma sopa destinada a seu marido. Este não demonstrou nenhum prazer em vê-la com a orelha decepada e achou repugnante o prato que lhe serviu. Osun apareceu neste momento, retirou seu lenço e mostrou que as suas orelhas jamais haviam sido cortadas, nem devoradas, por SÀNGÓ. Começou então a caçoar da pobre Obá, que, furiosa, precipitou-se sobre sua rival. Seguiu-se uma luta corporal entre elas. SÀNGÓ, irritado, fez explodir seu furor. Osun e Obá, apavoradas, fugiram e transformaram-se nos rios que levam seus nomes. No lugar da confluência dos dois cursos de água as ondas tornam-se muito agitadas em consequência da disputa das duas divindades pelo amor de Xangô.

...Obá provoca a morte do cavalo de Xangô

Xangô era um conquistador de terras e de mulheres, vivia sempre de um lugar para o outro. Em Cossô fez-se rei e casou-se com Obá. Obá era sua primeira e mais importante esposa, Obá passava o dia cuidando da casa de Xangô, moía a pimenta, cozinhava e deixava tudo limpo.

Xangô era um conquistador de terras e de mulheres. Uma vez Xangô viu Oyá lavando roupa na beira do rio e dela se enamorou perdidamente. Com Oiá se casou, mas Xangô era um conquistador de terra e de mulheres e logo se casou de novo.

Oxum foi a terceira mulher. As três viviam às turras pelo amor do rei, para deixar Xangô feliz, Obá presenteou-lhe um cavalo branco, Xangô gostou muito do cavalo, Tempos depois Xangô saiu para guerrear levando Oiá consigo, seis meses se passaram e Xangô continuava longe, Obá estava desesperada e foi consultar Orunmilá, Orunmilá aconselhou Obá a oferecer em sacrifício um iruquerê, espanta-mosca feito com rabo de um cavalo, mandou pôr o iruquerê no teto da casa.

Para fazer a oferta prescrita pelo oráculo, Obá encomendou a Eleguá um rabo de cavalo, e Eleguá induzido por Oxum, mais que depressa cortou o rabo do cavalo branco de Xangô, mas não cortou somente os pêlos e sim a cauda toda e o cavalo sangrou até morrer.

Quando Xangô voltou da guerra, procurou o cavalo e não encontrou, deparou então com o iruquerê amarrado no teto da casa e reconheceu o rabo do cavalo desaparecido, soube pelas outras mulheres da oferenda feita pela primeira esposa.

Xangô ficou irado e mais uma vez repudiou Obá.

Notas bibliográficas
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

2-Obá luta com Oxum

Obá luta com Oxum


Mais tarde, Obá tornou-se a terceira mulher de Xangô, por ser forte e corajosa.

A primeira mulher de Xangô foi Iansã, que era bela e fascinante. A segunda foi Oxum, coquete e vaidosa.

Uma rivalidade logo se estabeleceu entre Obá e Oxum. Ambas disputavam a preferência do amor de Xangô. E Obá tentava descobrir o segredo das comidas que

Oxum preparava para Xangô, e que tanto o agradavam.

Oxum decidiu montar uma armadilha para Obá: convidou-a para acompanhar a preparação de um prato que, segundo ela, era o preferido de Xangô.

Obá chegou na hora combinada.

Oxum usava um lenço amarrado à cabeça, que escondia suas orelhas. Preparava uma sopa para Xangô, na qual se viam dois cogumelos flutuando na superfície do caldo. Oxum convenceu Obá de que os cogumelos eram as suas orelhas, ingrediente essencial da receita. Xangô veio em seguida e se deliciou com a sopa.

Na semana seguinte, foi a vez de Obá cuidar de Xangô. Ela decidiu seguir a “receita” de Oxum. E colocou sua orelha esquerda no preparo.

Xangô ficou horrorizado ao ver que Obá cortara uma das orelhas e achou repugnante acomida.

Neste momento, Oxum chegou e retirou o lenço, revelando que suas orelhas estavam intactas. Furiosa, Obá precipitou-se sobre Oxum. Uma verdadeira luta se seguiu.

Enraivecido, Xangô trovejou sua fúria contra as duas.

Apavoradas, Oxum e Obá fugiram e se transformaram em rios. E até hoje as águas destes rios são tumultuadas, no lugar de sua confluência, como lembrança daquela disputa.

Essa lenda destaca vários aspectos:

Primeiro, que no campo do amor ninguém vence Oxum. Porque Oxum representa o Amor Divino.

Depois, mostra a determinação de Obá: para alcançar seu objetivo, Ela “cortou uma orelha”, isto é, não mediu esforços. Claro que não se pode levar isso ao pé da letra e querer aplicar em nossa vida, pois seria chegar ao extremo do extremo... As lendas procuram exaltar as Qualidades dos Orixás, isso é o que precisamos observar e compreender.

Finalmente, vem o destaque para Xangô como representante do equilíbrio da Justiça e da razão, que se “enfurece” com as duas por agirem de forma irracional e usarem de artimanhas para envolvê-lo. Xangô põe um ponto final na situação, aparando as arestas da irracionalidade no campo do amor e dos relacionamentos: os excessos emocionais de Obá e de Oxum transbordam ou são “descarregados”, formando dois rios de águas turbulentas... Vale dizer, Xangô é o grande equilibrador.

Essa lenda faz pensar ainda sobre outra questão: No Candomblé, quando incorpora em suas filhas, geralmente Obá leva uma das mãos na direção da orelha esquerda. Gesto que seria para cobrir o defeito, a falta da orelha cortada, segundo respeitável tradição.

Agora, se lembrarmos, de acordo com a tradição africana, que Obá “guarda o lado esquerdo” (Osì), que é o lado do coração, podemos talvez entender que Ela está atuando neste sentido: guardar o lado esquerdo. Inclusive, na dança do Orixá, a mão é projetada um pouco para trás, próxima ou na direção da abertura posterior do chakra frontal, que é o chakra regido pelo Trono do Conhecimento. O chakra frontal se abre para frente e para trás. Na abertura da frente, Oxóssi está irradiando o Conhecimento equilibrado. Na abertura posterior do frontal, Obá atua para corrigir excessos e para dar amparo a quem precisa de foco e concentração. Com certeza, aquele gesto tem muitos significados. Pois as lendas têm vasto conteúdo, revelam parte da extraordinária riqueza cultural dos Povos da Mãe África, de quem muito recebemos.

 

Obá

centropaijoaodeangola.com/obá.php

Mas, justiça lhe seja feita, as lendas vêm sendo repetidas a tanto tempo, e às vezes de forma tão empobrecida pelas transmissões orais que, até como lendas, deixam a desejar e mostram como é deficiente o conhecimento sobre o campo de ação dos orixás. Saibam que a orixá Obá que nós conhecemos e aprendemos a ...

categoria lendas dos orixás

centropaijoaodeangola.com/categoria-lendas-dos-orixás.php

Esta galeria contém 6 fotos. LENDAS DE OBÁ SOBRE OBÁ É a princesa guerreira, Orixá feminino de Nagô (Iorubá), nascida de Orungá e do ventre de Yemanjá, depois de um incesto de Orugan. Em toda a África Obá era cultuada como a grande deusa protetora … Continue lendo →. Publicado em 20/08/2017 por admin.

Lendas de Obá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-obá.php

Lendas de Obá. Obá. É a princesa guerreira, Orixá feminino de Nagô (Iorubá), nascida de Orungá e do ventre de Yemanjá, depois de um incesto de Orugan. Em toda a África Obá era cultuada como a grande deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudda como Iyá Agbá, e mantém estreitas relações com ...

Lendas de Oxum

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php

www.centropaijoaodeangola.com/pontos-cantados-oxum.php. Pontos Cantados de Oxum Oxum é um orixá feminino das águas doces, dos rios e ... Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos ... powered by Custom Search. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá Obá vivia ...

Características dos filhos de Obá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-obá.php

Lendas ... obá versus ogum Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como profissão. Obá saiu vencedora de todas as disputas que foram organizadas entre ela e diversos orixás. Ela derrotou Obatalá , tirou Oxossi de combate, deixou no chão Orunmilá. Oxumaré não resistiu à sua  ...

Lendas de Iansã com Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

Banhos na vibração do Orixá Iansã Banho de Iansã para atração do amor ... As filhas ou filhos de Ogum deverão tomar um banho de limpeza (amaci) feito com .. . Centro Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-oxum. php. lendas de xangô · LENDAS DE OBÁ · lendas de yansã · LENDAS DE OXUM .

Oração a obá

centropaijoaodeangola.com/oração-de-obá.php

LENDAS DE OBÁ: OBÁ - Orixá Guerreira e Das Águas Revoltas !!! Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, no reino de Oyó, como uma das esposas de Xangô , dividindo a preferência do reverenciado Rei entre as duas Iabás (Orixás femininos). Obá percebia o grande apreço que Xangô tinha por Oxum, que mimosa e ...

Lendas de Omulu

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

Lendas de Omulu Lenda de Omolu Houve uma festa e todos os Orixás estavam presentes. Menos Omolu que ficara do lado de fora. Ogum pergunta por que ... OBA significa Rei (Oni), ILU espíritos e AIYÊ significa terra, ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais,  ...

Lendas de Xangô

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-xangô.php

Lenda tirada do livro. Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001. Xangô torna-se Orixá. Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres Iansã, Oxum e Obá , muitos servos, exércitos, gado e riquezas,sempre preocupado em fazer guerra, procurava uma formula para derrotar seus inimigos. Certo dia, ele subiu em uma ...

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/historia-de-xangô-e-yansã.php

Uma outra história que envolve os amores de Xangô foi seu terceiro casamento, com Obá. Ela nasceu de uma relação incestuosa forçada por seu irmão ... LENDAS de Xangô: (1) Quando Xangô pediu Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com a condição de que ele levasse o pai dela, Oxalá, nas costas para que ...

Lendas de Yansã Oyá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-iansã-oyá.php

Lendas Antes de tornar esposa de Xangô, Iansã tinha vivido com Ogum. ... Outra lenda conta que Iansã vivia feliz com ogum, pois os dois tinham muitas coisas em comum, como o gosto pela guerra e o desejo de desbravar novos lugares. ..... Amalá ou Caruru é comida ritual votiva do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji.

Características dos filhos de Omulu

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-omulu.php

Lendas de Omulu Lendas de Omolu Xapanã ganha o segredo da peste na partilha dos poderes Olodumarê, um dia decidiu distribuir seus bens. Disse aos seus filhos que se reunissem e que eles ... Características dos filhos de Obá Os filhos de Obá não tem muito jeito para se ... Características dos filhos de Oxumaré.

Oração aos Orixás

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-aos-orixás.php

LENDAS DE OBÁ: OBÁ - Orixá Guerreira e Das Águas Revoltas !!! Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, no reino de Oyó, como uma das esposas de Xangô , dividindo a preferência do reverenciado Rei entre as duas Iabás (Orixás femininos). Obá percebia o grande apreço que Xangô tinha por Oxum, que mimosa e .

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Apesar de muitos Babalorixás não aceitarem, tem seu sincretismo católico como São Bartolomeu. É representado pelo arco-íris que, segundo algumas lendas é a ponte que possibilita que as águas de Oxum sejam levadas ao castelo no céu de Xangô. Por essa lenda, é atribuído a Oxumaré o poder de regular as chuvas e ...

Oração para abrir caminhos

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-para-abrir-caminhos.php

OBÁ - ORIXÁ GUERREIRA E DAS ÁGUAS REVOLTAS !!! Lendas de Obá Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, no reino de Oyó, como uma das esposas de Xangô, dividindo a preferência do reverenciado Rei entre as duas Iabás ( Orixás femininos). Obá percebia o grande apreço que Xangô tinha por Oxum, que .

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/comidas-de-oxum.php

Também não podemos esquecer que por causa dessa lenda, o Único Orixá Boró (homem) que pode carregar a panela de Ipeté é Logún-Edé…” .... Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Obá percebia o grande apreço que Xangô tinha por Oxum, que mimosa e dengosa, ... Xangô ao receber a comida, percebeu a ...

Lendas de Ogum

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ogum.php

LENDAS DE IANSÃ O Casamento de Iansã e Ogun Ogum foi um dia ... Centro Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php. Caso você deseja conhecer os Orixás. Digite na caixa de busca. Oxalá/ogum/ yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/  ...

Xangô senhor da justiça

centropaijoaodeangola.com/xangô-senhor-da-justiça.php

Ele teve várias uniões com outros orixás, como Oxum, Obá e Iansã, que era sua prima e esposa predileta. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida.

Santa Sara Kali

centropaijoaodeangola.com/sara-kali.php

Salve Santa Sara Kali! Salve o povo cigano. Santa Sara Kali... (A cigana escrava que venceu os mares com sua fé e virou santa) Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem  ...

 

Quem é Iansã?

centropaijoaodeangola.com/quem-é-iansã.php

LENDA - 03. MAIS UMA LENDA de Iansã A história de Iansã Oiá, literalmente, " aquela que rasga", e que eu reconto aqui : Iansã Oiá tinha um pai adotivo e vivia com ele na mata. Ele era o maior de todos os caçadores.Um dia, morreu e deixou Oiá muito triste. Ela decidiu que queria fazer uma homenagem para o pai.

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php

Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/história-de-iansã.php

centropaijoaodeangola.com/o-compromisso-assumido.php. Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá. Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-yansã.php

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-oxum.php. lendas de xangô · LENDAS DE OBÁ · lendas de yansã · LENDAS DE OXUM ... Altar Virtual de Ogum · Altar Virtual de oxum · Altar Virtual de Xango · Altar Virtual ... Ogum Iara. umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-yara.php. Temos aqui uma das muitas formas de .

Lendas de Obaluaiê

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-obaluaiê.php

Oba significa Rei (Oni), Ilu espíritos e Aiyê (significa terra), ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento (o mistério do gênesis). Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que ...

Quem é Xangô

centropaijoaodeangola.com/quem-é-xangô.php

centropaijoaodeangola.com/o-compromisso-assumido.php. Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá. Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, ...

Ogum Iara

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-yara.php

centropaijoaodeangola.com/o-compromisso-assumido.php. Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá. Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, ...

Pontos Cantados mp3 Orixás

centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

Clique em dowload Para baixar: pontos de NANÂ DE BURUQUE Clique em dowload Para baixar: pontos de OBÁ. Clique em dowload Para ... Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Oferenda de Marinheiros.

Ogum Rompe Mato

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php

centropaijoaodeangola.com/o-compromisso-assumido.php. Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. Lendas de Obá. Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, ...

Lendas de Oxossi

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxossi.php

O Oba então mandou buscar Osotadotá, o caçador das 50 flechas, em Ilarê, que, arrogante e cheio de si, errou todas as suas investidas, desperdiçando suas 50 flechas. Chamou desta vez, das terras de Moré, Osotogi, com suas 40 flechas. Embriagado, o guerreiro também desperdiçou todas suas investidas contra o ...

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/história-de-xangô.php

Mitologia Filho de Bayani e marido de Iansã, Obá e Oxum, Xangô nasceu para reinar, para ser monarca e, como Ogum, para conquistar e solidificar, cada vez mais, sua condição de rei. Uma das lendas que mostra bem o senso de justiça de Xangô, é aquela conta a história de uma conquista, feita pelo deus do trovão.

Comidas de Santo

centropaijoaodeangola.com/comida-de-santo.php

Amalá ou Caruru é comida ritual votiva do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji. É feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce, pode ser feito de várias maneiras. É oferecido em uma gamela forrada com massa de acaçá. Também chamado pelo povo de santo nos candomblés ...

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/oxum-e-iansã.php

OXUM:Nome de um rio na Nigéria, em Ijexá e Ijebú. Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. A Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. Dona dos rios e cachoeiras gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, ...

Oferendas umbanda

centropaijoaodeangola.com/oferendas-umbanda.php

Moranga para Obá Ingredientes: - 01 moranga - 500g. de camarão limpo - um maço de língua de vaca - 01 cebola - dendê Modo de preparo: Cozinhe a moranga inteira. Depois de cozida abra um circulo em cima da moranga, tire a tampa e as sementes. Corte a língua de vaca em tiras (como se corta couve), refogue com ...

As Pombas-Giras

centropaijoaodeangola.com/as-pombas-giras.php

Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php ... exus e das mais discretas pomba- giras, dos mais aguerridos caboclos e caboclas, ... HISTÓRIA DA POMBA GIRA VIUVA .... Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas (que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo ...

Oxalá

centropaijoaodeangola.com/oxalá.php

PEDRAS: Brilhante - Cristal de rocha - Quartzo leitoso METAL: Ouro Lendas de oxalá segundo o candomblé. Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo. Porém essa missão não lhe dava o direito de deixar de cumprir algumas obrigações para outros Orixás e Exu, aos quais ele deveria ...

Maria Padilha.

centropaijoaodeangola.com/maria-padilha.php

Salve Maria Padilha. Maria Padilha é uma das principais entidades da umbanda e do candomblé traz consigo o dom do encantamento de amor é muito procurada pelas pessoas que sofre de paixões não Correspondidas . E suas oferendas são compostas geralmente de cigarros champanhe rosas vermelhas perfumes ...

Tudo sobre os filhos de Oxossi

centropaijoaodeangola.com/tudo-sobre-os-filhos-de-oxossi.php

Lendas de oxossi Como Oxossi Virou Orixá Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; ...

Altar Virtual dos Orixás

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-dos-orixás.php

ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo . Características dos filhos de Obá. centropaijoaodeangola.com/características- dos-filhos-de-obá.php. centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-oxum.php .

Características dos Filhos de Oxum

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxum.php

LENDA DE OXUM Diz o mito que Oxum era a mais bela e amada filha de Oxalá. Dona de beleza e meiguice sem iguais, ... Características dos filhos de Obá Os filhos de Obá não tem muito jeito para se ... receitas utilizadas por Oxum quando esta preparava as refeições de Xangô. Características dos filhos de Yansã.

NÃO ENCONTRO O QUE PROCURA USE BUSCADOR

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  •  

    Lendas de Yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-yemanjá.php

    Desde então Iemanjá recebe oferendas e é homenageada quando se faz o bori ( ritual propiciatório à cabeça) e demais ritos à cabeça. Lenda tira do livro. ... Oxum, deusa do rio Oxum; Obá, deusa do rio Obá; Orixá Okô, deusa da agricultura; Oxóssi, deus dos caçadores; Oké, deus dos montes; Ajê Xaluga, deus da riqueza; ...

    Atribuição dos Preto-velhos

    umbandapaijoaodeangola.com.br/atribuição-dos-preto-velhos.php

    LENDAS DE OBÁ : OBÁ - Orixá Guerreira e Das Águas Revoltas !!! Obá vivia em companhia de ... O luxo na Umbanda. centropaijoaodeangola.com/o-luxo-na- umbanda.php. Isso não seria contrário ao principal lema da Umbanda: “ HUMILDADE e SIMPLICIDADE”- tão ensinado pelos nossos sábios Pretos- Velhos? A roupa ...

    As pombas Giras

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pomba-gira.php

    Deve se ter muito cuidado para o que se pede para esta gira, pois ela trabalha da linha de Obá, e é vulgarmente conhecida como Maria Navalhada. .... A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço “não cigano” o que seus pais não aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer até vir a  ...

    Altar de Oxum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-oxum.php

    OBÁ - ORIXÁ GUERREIRA E DAS ÁGUAS REVOLTAS !!! Lendas de Obá Obá vivia em companhia de Oxum e Iansã, no reino de Oyó, como uma das esposas de Xangô, dividindo a preferência do reverenciado Rei entre as duas Iabás ( Orixás femininos). Obá percebia o grande apreço que Xangô tinha por Oxum, que .

    Prece aos Orixás

    centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php

    umbandapaijoaodeangola.com.br/a-saída-dos-orixás.php. A "Saída" dos Orixás Então chegou o momento que Olorun determinou que os seus filhos e filhas Orixás iniciassem a saída de sua morada interior e ... Oração a obá. centropaijoaodeangola.com/oração-de-obá.php. LENDAS DE OBÁ: OBÁ - Orixá Guerreira e Das ...

    Oxossi

    centropaijoaodeangola.com/oxossi.php

    O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma ... Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento. ... Segundo as lendas, participou também de algumas lutas, mas não da mesma maneira marcante que Ogum.

    As águas de Oxalá

    centropaijoaodeangola.com/as-águas-de-oxalá.php

    AS ÁGUAS DE OXALÁ ... Tiveram origem em uma lenda em que se envolveram OXALÁ e XANGÔ, sendo que aquele na roupagem de OXALUFÃ que é a seguinte: OXALUFÃ, tendo que viajar ao reino de OYÓ, domínios de seu amigo XANGÔ, e injustamente confundido com um ladrão de cavalos foi preso e trancafiado ...

    Bará

    centropaijoaodeangola.com/bará.php

    Sincretismo Religioso: Bará Lodê - São Pedro, quando faz adjuntó com Iansã, São Benedito com faz adjuntó com Obá. Bará Lanã - Santo Antônio do Pão dos ... Oferenda de Iemanjá · Ogum beira mar · Vovo Antonieta da Bahia · BARÁ · As águas de oxalá · Banhos Ciganos · Em sintonia com Deus · Lendas de Omulu .

    Altar Virtual dos preto velhos

    umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-dos-preto-velhos.php

    Os Preto-velhos Os Pretos Velhos são os espíritos dos nossos irmãos africanos trazidos ao Brasil na época da colonização, período em que a raça negra foi escravizada pelo colonizador português em nosso Pais. Os negros foram ainda escravizados por outras nações em outras partes do mundo, como exemplo; ...

    Centro Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/historia-de-xangô-e-yansã.php

    Uma outra história que envolve os amores de Xangô foi seu terceiro casamento, com Obá. Ela nasceu de uma relação incestuosa forçada por seu irmão ... LENDAS de Xangô: (1) Quando Xangô pediu Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com a condição de que ele levasse o pai dela, Oxalá, nas costas para que ...

    Mãe Maria Conga

    centropaijoaodeangola.com/mãe-maria-conga.php

    centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php. Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro ... Como acontece a Gira. centropaijoaodeangola.com/como-acontece-a-gira.php. Pai Pequeno e Mãe Pequena ...

    Pai Benedito

    centropaijoaodeangola.com/pai-benedito.php

    Diz a lenda que só uma mulher estrangeira e virgem pode libertar a nossa terra das tempestades eternas se ela tocar um instrumento mágico feito de um animal que é manso de dia mas que, nas Luas Cheias, pode ser .... Marinheros na Umbanda · Pai Benedito · Homenagem a Tranca Rua · Baiano zé do Coco · Obá .

    Ervas dos orixás

    centropaijoaodeangola.com/ervas-dos-orixás.php

    Ervas dos orixás. Abaixo estão relacionadas as ervas mais conhecidas e usadas na Umbanda para banhos e outras finalidades. OxalÁ - Boldo ou Tapete de Oxalá; Saião ou Folha da Costa ; Manjericão ou Alfavaca Branca ; Sândalo; Patchuli; Colônia; Alfazema; Algodoeiro; Capim Limão; Girassol; Maracujá; Jasmim; Erva ...

    Batismo na Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/batismo-na-umbanda.php

    Batismo na Umbanda · Conselhos de Preto velhos · Escrava Anastácia · Marinheros na Umbanda · Pai Benedito · Homenagem a Tranca Rua · Baiano zé do Coco · Obá · Descarrego de Polvora · Ciganos na Umbanda · Sara Kali · Oxossi · Oxumarê · Preto-velho na Umbanda · Cabocla Jurema · Omulu-Obaluaie · Altar .

    Nanã de buroquê

    centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php

    Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro (lodo primordial das matérias na crosta terrestre), e soprado a vida em suas narinas por oxalá, sendo que a única restrição de Nanã foi para quando este homem ...

    Guias e Colares.

    umbandapaijoaodeangola.com.br/guias-e-colares.php

    guias de obá. guias de oxumare. guias de ossaim. IBEJÍ – SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - Ou Orixás gêmeos. Ibeji. Ibejí ou Ibejís são os Orixás que protegem as ..... a linha das almas (Nanã e ... centropaijoaodeangola.com/guias-contas-e- colares.php. Lendas de Oxum. centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php .

    Caboclo Boiadeiro

    centropaijoaodeangola.com/caboclo-boiadeiro.php

    Os Boiadeiros também são conhecidos como "Encantados",pois segundo algumas lendas, eles não teriam morrido para se espiritualizarem, mas sim se encantados e transformados em entidades especiais. Os Boiadeiros também apresentam bastante diversidade de manifestações. Boiadeiro menino, Boiadeiro da ...

    As Pombas-Giras

    centropaijoaodeangola.com/as-pombas-giras.php

    Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php ... exus e das mais discretas pomba- giras, dos mais aguerridos caboclos e caboclas, ... HISTÓRIA DA POMBA GIRA VIUVA .... Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas (que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo ...

    Características dos filhos de Yansã

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-yansã.php

    Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase . ... Características dos filhos de Obá Os filhos de Obá não tem muito jeito para se comunicar . ... umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum. php.

    Pontos Cantados de Xangô Videos

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-xangô-videos.php

    Como esposa de Xangô, ao lado de Obá e Oiá, Oxum é a preferida e está sempre atenta para manter-se a mais amada. Ela adora enganar Obá. .... Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos .... da Noite · Como fazer uma Oração á Pomba Gira · Pomba gira Rosa Caveira ... Altar dos Orixás ...