Histórias de Yemanjá

História de Iemanjá

Filha de Olokum, soberano dos mares, Iemanjá tomou – ainda quando criança – uma poção que a ajudaria a fugir de todos os perigos. Quando cresceu, a divindade se casou com Oduduá, com quem teve dez filhos Orixás.

Diz a lenda que seus seios se tornaram maiores e mais fartos devido a amamentação de todos os seus filhos, característica que gerou à ela grande vergonha. Cansada de seu casamento, Iemanjá decidiu deixar seu esposo e seguir em busca de sua própria felicidade.

Após algum tempo, ela se apaixonou pelo rei Okerê, com quem viveu uma história nada feliz. Contos revelam que, em um certo dia, após beber demais, Okerê se referiu aos seios de Iemanjá de maneira grosseira, o que fez com que ela fugisse decepcionada.

Para escapar da perseguição de Okerê, Iemanjá fez uso da poção dada por seu pai. Assim a Rainha do Mar se transformou em um rio que encontra o mar.

Para recuperar sua esposa, Okerê decidiu interferir no curso do rio, ao se transformar em uma montanha. Mas com a ajuda de seu filho Xangô (que abriu passagem no meio dos vales criados por Okerê), Iemanjá conseguiu seguir seu caminho, tornando-se então a Rainha do Mar.

Qualidades de Iemanjá

Iemanjá possui características muito particulares e próprias. Regente da inteligência humana, as qualidades de Iemanjá são muito importantes, pois transformam-a praticamente em Orixás individuais.
Mas é preciso destacar que este aspecto ainda é fruto de estudos e pesquisas. Enquanto isto, muitas nações continuam a considerá-la como Orixá única. Veja abaixo algumas das qualidades:
Iemanjá Asagba ou Sobá Ligada a Airá, lufã e Orunmilá, é responsável por fiar algodão. Usa corrente de prata no tornozelo e carrega consigo um Abebé. Sua energia está ligada a espuma branca do mar e dos rios, e é vista sempre vestindo branco e prata.
Iemanjá Akurá Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro e possui forte ligação com Nanã.
Iemanjá Iyá Odo Para alguns é a considerada mãe de Oxun. Vive às margens de todos os rios, representando o Ajubó ancestral. Além disso, é ligada ao Orixá Oxalufan.
Iemanjá Iya Awoyò A mais velha das Orixás, possui ligação com Oxalá, Oxumarê e Xangô. Sempre vista vestindo branco perolado e cristal é responsável pelas marés.
Iemanjá Malèlèo ou Maylewo Vive nos grandes lagos e é considerada muito tímida. Diz a lenda que não se pode tocar no rosto do Iyawò, veste verde claro e branco prateado.
Iemanjá Iyá Ógunté Mãe do rio Ógun, é considerada uma grande guerreira. Usando uma espada e carregando um Abebé, tem ligação com Ogum e Oxaguian. Veste sempre azul claro e branco perolado.
Iemanjá Sessu, Iyasessu Ligada a Babá e Olokun é considerada muito voluntariosa e respeitável. Vive nas águas agitadas da costa e está sempre vestida de verde e branco.
Iemanjá Olossá ou Oloxá Ligada a com Oxum e Nanã é a mais velha da terra de Egbado. Vestindo verde-claro e com suas contas branco cristal, está Orixá não possui iniciados no Brasil.
Iemanjá Iya Massê Mãe de xangô.

Oferenda para Iemanjá

Os pedidos feitos à mãe Iemanjá, geralmente, são acompanhados de oferendas. Roupas, velas, alimentos e flores como rosas, palmas brancas, orquídeas e crisântemos brancos, são oferecidos à divindade.

Consideradas verdadeiros presentes, estas oferendas para Iemanjá devem ser entregues preferencialmente à beira mar. No caso de alimentos ou produtos perecíveis, a entrega deve ser feita em um local como um campo ou mata.

Alguns ingredientes são muito característicos nestas oferendas à Iemanjá. Geralmente os preparados levam peixe, camarão, arroz, canjica, manjar e mamão. Veja alguns pratos tradicionais da cozinha ritualística para Iemanjá:

Canjica Branca: preparar a canjica em uma tigela de louça branca, acrescentar leite de coro, mel e uvas brancas (as uvas são opcionais).
Canjica Cozida: a canjica e refogada com azeite de dendê, cebola e camarão.
Manjar do Céu: preparado com leite, amido de milho, leite de coco e açúcar.
Sagu de Leite de Coco: Depois do sagu inchado, refogar com leite de coco de modo a fazer um mingau grosso, em seguida colocar em uma tigela de louça branca.
Peixe de Iemanjá: Cozinhe o peixe com cheiro verde, coentro, tomate e cebola. Não use sal e fique atento para o peixe não desmanchar.

Dia de Iemanjá

Comemorado no Brasil no dia 02 de fevereiro, o Dia de Iemanjá é marcado por celebrações, rituais e oferendas.
No Brasil a maior festa em homenagem à ela acontece na Bahia, na cidade de Salvador. Anualmente, no dia 02/02, fiéis se reúnem vestidos de branco, e saem em procissão. Outra festa importante que acontece para Iemanjá, é a realizada no Rio de Janeiro. O tradicional Banho de Pipoca é acompanhado por pessoas de diversas religiões.

Alguns locais também comemoram o Dia de Iemanjá no dia 08 de dezembro. Esta data é comemorada principalmente na cidade de São Paulo, devido à relação ao dia de Nossa Senhora da Conceição.
O dia da semana destinado à Iemanjá é o sábado.
Cores de Iemanjá

Iemanjá tem como principais cores o azul claro, o branco e o prata. As três cores, que estão quase sempre presentes em suas vestimentas e em seus adornos, representam todo seu mistério (associado ao fundo do mar) e também a sua vaidade.
Características dos Filhos e Filhas de Iemanjá

Considerada uma mãe jovem, porém madura, Iemanjá é uma das Orixás que mais possui filhos. Eles costumam gostar muito de luxo e às vezes chegam a ser um pouco exagerados. Detentores de um plano de vida muito bem elaborado, possuem um grande equilíbrio e domínio emocional.

Sempre muito sábios, eles são capazes de dizer verdades que nem todos gostam de ouvir. Os filhos da Orixá Iemanjá são protetores e estão sempre dispostos a ajudar e cuidar dos problemas dos outros como se fossem seus, além de um grande instinto maternal – já que possuem grande conexão com o Mistério da Geração.
Sincretismo de Iemanjá

No Brasil, Iemanjá é considerada a divindade das águas doces e salgadas. Na igreja católica a Orixá está associada principalmente à Nossa Senhora dos Navegantes, mas também à outras Santas, como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, e à própria Virgem Maria.
O sincretismo de Iemanjá com Nossa Senhora dos Navegantes teve sua origem no século XVIII. Resultado de um conflito ocorrido pelo choque entre as religiões dos negros trazidas da África com o catolicismo já instituído no Brasil.

Oração a Iemanjá

Doce, meiga e querida Mãe Iemanjá. Vós permitiste que no seio de vossa morada se formassem as primitivas formas de vida, que foram o berço de toda a criação, de toda a natureza e de toda a humanidade, aceitai nossas preces de reconhecimento e amor.
Que os lampejos que emanam de vosso diáfano manto de estrelas venham, como benéficas vibrações espirituais, aliviar os males, curar aos doentes, apaziguar os nossos irmãos revoltados, consolar os corações aflitos. Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las seja as ondas do mar portadoras de vossos fluídos divinos. Fazei, Senhora Rainha das Águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e malquerenças.

Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, libertem-se em cada onda que passa, de todos os males materiais e espirituais.

Que a primeira onda a nos tocar afaste de nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança; que a segunda lave nossos corações e nosso espírito, para que não nos atinjam as infâmias e malquerença de nossos desafetos; que a terceira onda afaste a vaidade de nossos corações; que a quarta lave nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir; que a quinta onda afaste de nossa mente a ganância e a cobiça; que a cesta onda venha carregada de flores e que nosso maior desejo seja o de cultivar o amor fraternal que deve existir entre todos os homens; e que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo e alma, possamos ver, ainda que apenas por alguns segundos, o esplendor de vossa radiosa imagem. É o que humildemente vos suplicam seus filhos.

Saudação a Yemanjá

Odoyá e Odociaba são as saudações mais utilizadas para Iemanjá.

Odoyá que significa Mãe das Águas, é comumente utilizada da seguinte forma: “Eu sou Filho de Iemanjá. Odoyá minha mãe!”.

Já Odociaba invoca a poderosa força das águas. A saudação que significa Rainha da Águas Sagradas e é utilizada na expressão “Odociaba, Mãe Iemanjá!”.

 

Oferenda de Marinheiros

centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-marinheiro.php

Os Marinheiros, grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade. Eles conheceram muito bem o mar e a navegação, pois participaram da descoberta de novos mundos através das viagens que empreenderam que duraram anos e anos. As Entidade de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e ...

historia de xangô e yansã

centropaijoaodeangola.com/historia-de-xangô-e-yansã.php

Uma outra história que envolve os amores de Xangô foi seu terceiro casamento, com Obá. Ela nasceu de uma relação incestuosa forçada por seu irmão Orugan com sua mãe Iemanjá. Antes de unir-se a Xangô, Obá foi casada com Ogum e Oxóssi. Vejamos como Obá e Xangô se conheceram. Certo dia, Xangô encontrou ...

Histórias de preto-velhos

centropaijoaodeangola.com/histórias-de-preto-velho.php

Histórias de preto-velhos Pai Joaquim da Angola sempre ama ir a beira das cachoeiras pedir mais amor a humanidade e num belo dia viu algo que o deixou espantado e logo começou a chorar. Ele chorando viu muita sujeira como restos de lixo que o povo do Axé jogou ao oferendar a mãe Oxum na Cachoeira. Ele então ...

A história de Vovô Benedito

umbandapaijoaodeangola.com.br/a-história-de-vovô-benedito.php

Apenas com suas palavras, seu sorriso de criança levada, suas histórias do seu tempo de cativeiro, suas lições de vida e sua fé. Mas quem foi e esse ser tão iluminado e divino? Vovô Benedito foi um negro escravizado, pela covardia dos senhores escravocratas, e teve sua ultima encarnação vivendo entre o final do ...

História de Xangô

centropaijoaodeangola.com/história-de-xangô.php

Uma das lendas que mostra bem o senso de justiça de Xangô, é aquela conta a história de uma conquista, feita pelo deus do trovão.Xangô, acompanhado de ... Ao mestre com carinho · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda .

Desencarnar

centropaijoaodeangola.com/desencarnar.php

Desencarnar. Sem dúvida, a desencarnação é um dos momentos mais dolorosos no contexto das famílias. Em realidade, não estamos preparados para a separação que ocorre com a partida de seres amados para o mundo espiritual. A lacuna deixada é sempre um motivo para grandes e intensos sofrimentos.

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos, e muitas vezes orgulhosos. Porém, nunca se negam a ajudar ...

Yemanjá

umbandapaijoaodeangola.com.br/yemanjá.php

20 ago. 2017 ... Muitas histórias são ditas sobre a incorporação da Pomba Gira ... Exu do lodo. centropaijoaodeangola.com/exu-do-lodo.php. Ligado também aos Orixás das Águas, Yemanjá, Oxum e Nanã, a Umbanda é onde esta entidade mais se encontra, mas no Candomblé também podendo trabalhar caso o Ilê axé ...

Pomba gira Rosa Caveira

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-rosa-caveira.php

Cada Pombagira teve sua historia quando encarnada, mas todas lutaram e lutam para fazer crescer a Luz . Rosa Caveira viveu por volta de .... Pomba Gira Maria Mulambo - Uma História Maria mulambo era filha de escrava com feudal, um senhor de muitas terras e que ... Pombagira Rosa Caveira ... Oferenda de yemanjá.

Escrava Anastácia.

centropaijoaodeangola.com/escrava-anastácia.php

Anastacia (martir e escrava) Cultuada no Brasil como santa e heroína, considerada uma das mais importantes figuras femininas da história negra, a saga da ... Comida de Santo · Cosme e Damião · Giras de Umbanda · Homenagem a Zé Pilintra · Xangô senhor da Justiça · Yemanjá · banho de descarrego · Simpatias ...

Escrava Anastácia.

centropaijoaodeangola.com/escrava-anastácia.php

Anastacia (martir e escrava) Cultuada no Brasil como santa e heroína, considerada uma das mais importantes figuras femininas da história negra, a saga da ... Comida de Santo · Cosme e Damião · Giras de Umbanda · Homenagem a Zé Pilintra · Xangô senhor da Justiça · Yemanjá · banho de descarrego · Simpatias ...

Pontos Cantados mp3 Orixás

centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

Clique em dowload Para baixar: pontos de YANSÃ Clique em dowload Para baixar: pontos de Yemanja. Clique em dowload Para baixar: pontos de NANÂ DE BURUQUE Clique em dowload Para baixar: pontos de OBÁ. Clique em dowload Para baixar: pontos de Xangô Clique em dowload Para baixar: pontos de Omulu.

Pai Serafim de Aruanda

centropaijoaodeangola.com/pai-serafim-de-aruanda.php

Ele lhe pedia que contasse as histórias dos Santos Africanos e de suas tribos. Nega Nhonha percebeu que ali estava alguém para prosseguir com sua missão e começou a ensinar ao menino tudo o que sabia da tradição. Procurou a mãe de Serafim e lhe pediu permissão para educar o menino. Josefa, a mãe de Serafim, ...

exu

centropaijoaodeangola.com/exu.php

Exus das Águas: Esta linha é formada por Exus que servem aos Orixás Nanã, Oxum, Yemanja, em suas apresentações se mostram pacientes e atenciosos, mas limitam as suas ações aos campos .... HISTÓRIA DO EXU TATÁ CAVEIRA Antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós.

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/ogum-em-video.php

Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda · Pontos Cantados diversos · Pontos Cantados Orixás.

Nanã de buroquê

centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php

Entender Nanã é entender o destino, a vida e a trajetória do homem sobre a terra, pois Nanã é a História. Nanã é ... No inicio desta linha está Oxum estimulando a sexualidade feminina; no meio está Yemanjá, estimulando a maternidade; e no fim está Nanã, paralisando tanto a sexualidade quanto a geração de filhos.

Orações de Yemanja

umbandapaijoaodeangola.com.br/orações-a-yemanjá.php

Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo.

Giras de Umbanda

centropaijoaodeangola.com/giras-de-umbanda.php

Orixás: Xangô, Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, Oxumaré, entre outros. Guias: Pretos- velhos, Caboclos, Boiadeiros, Crianças, Exus, Marinheiros e ..... Muitas histórias são ditas sobre a incorporação da Pomba Gira Dama da Noite. ... Mensagem de Pomba gira Maria Mulambo Hoje falo a vocês que têm ...

História de Oxum Opará

centropaijoaodeangola.com/oxum-opará.php

Oxum Opará Em uma época onde os deuses viviam na terra, na região da Nigéria existiu duas jovens irmãs: Oxum e Iansã. Oxum era deusa do ouro e da prata e tinha poderes sobre o ocultismo, Iansã por sua vez era deusa dos raios, tendo assim poderes sobre eles. Oxum carregava consigo o espelho que mostrava toda ...

Pontos Cantados de Yemanjá videos

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-yemanjá-videos.php

Neste dia, milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os ... É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral.

Pai João

umbandapaijoaodeangola.com.br/pai-joao.php

17 ago. 2017 ... sem quintal e sem portão, Cantinho de um abismo que o tempo calejou. preto- velho que sorriu, preto-velho que chorou, Menino de Calças curtas que lhe chama de vovó. Pai João quero que me contes a história do sinhô. Estória de lobisomem, boi tatá e assombração. e fale da mãe yemanjá a Deusa da ...

Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum.php

História de Ogum Beira Mar. Ele é o Senhor da sétima onda do Mar, defensor da calunga grande, senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, defende os fracos e os que estão em demanda, peça licença para Yemanjá para entrar no mar e os portões serão abertos por Ogum Beira Mar.

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/mironga-de-preto-velho.php

8 – Ponha o pé no chão e esqueça essa história de alma gêmea. Pare de enfeitar suas próprias desilusões com devaneios ditos espiritualistas. Encare a realidade de frente. 9 – A vida vai passando, com ele/a, ou sem ele/a. E a morte se aproximando… 10 – Por isso, vão viver a vida meus filhos! Quem sabe ela não está ...

 

Pontos Cantados de Yemanjá videos

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-yemanjá-videos.php

Neste dia, milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os ... É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral.

Características dos Filhos de Oxum

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxum.php

Quase tudo o que foi dito sobre Iemanjá pode ser estendido a Oxum, cujo relacionamento com seus filhos se equivalem por representarem ambas, o Princípio Criador. Também é aplicada aos Filhos de Oxum, ainda mais emotivos que os de Iemanjá, a denominação de chorões. A sensibilidade dos Filhos de Oxum é ...

Características dos filhos de Omulu

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-omulu.php

Omolú ganha pérolas de Iemanjá Omolú foi salvo por Iemanjá quando sua mãe, Nanã Buruku, ao vê-lo doente, coberto de chagas, purulento, abandonou-o numa gruta perto da praia. Iemanjá recolheu Omolú e o lavou com a água do mar, o sal da água secou sua feridas, Omolú tornou-se um homem vigoroso, mas ainda ...

História de Iansã

centropaijoaodeangola.com/história-de-iansã.php

Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda · Pontos Cantados diversos.

Exu mangueira

centropaijoaodeangola.com/exu-mangueira.php

Historia de Exú Mangueira Exu Mangueira, identificado pelo nome cabalístico de Agalieraps. Segundo conta, Exu Mangueira foi um rico criador de gado bovino que ascendeu ao poder se tornando primeiro ministro na França e era muito desposado com as mulheres da corte, pois como era muito educado e cortês tinha ...

Banho de Iemanjá

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-iemanjá.php

Se você quer realizar um pedido, ninguém melhor para pedir do que Iemanjá, porque nós sabemos que uma mãe não consegue negar um pedido de coração feito por um filho. Tem um pedido urgente? Um desejo que está difícil de concretizar? Faça esse banho mágico de Iemanjá! Como realizar esse banho mágico ...

Baianos na umbanda

centropaijoaodeangola.com/baianos-na-umbanda.php

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-iemanjá.php. É a rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja do mar. ... Comida: epo de ... CLIQUE EM UMA IMAGEM LATERAL PARA ACENDER UMA VELA !Quem é Zé Pilintra. Todavia, a principal história que seu Zé Pelintra quer escrever, é a da .

História de Rei Congo

umbandapaijoaodeangola.com.br/história-de-rei-congo.php

A história diz que Rei Congo, que tinha seu nome de batismo como Octácilio, era um grande rezador e curador de doenças, ficando sendo conhecido entre negros e brancos pelo seus tratamentos das moléstias como a tuberculose, que na época exterminava muitas pessoas sem escolher cor nem raça. O negro Octácilio ...

Nomes de Marinheiros na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/nomes-de-marinheiros-na-umbanda.php

Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá ( Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos ...

Pomba Gira dama da Noite

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-dama-da-noite.php

Pomba Gira dama da Noite. As histórias da Dama da Noite. São três as mais conhecidas histórias sobre ela. 1ª História Carmem vagava pelas ruas sem saber para onde ir. Perdera os pais, quando tinha cinco anos, e fora morar com seus tios. Tratada como escrava por anos, nunca soube o sentido da palavra felicidade.

Lendas de Iansã com Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

Sobre Ogum, Oxum, Oxossi, Iansã, Iemanjá, Xangô, Oxalá, Exu, Nanã de ... Umbanda,Textos de Umbanda, textos de Auto ajuda , lendas e histórias dos Orixás. Os Filhos de Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php . Troca quase sempre aceita, já que Exú e Ogum são "irmãos". ... Acontece que os mitos ...

Pai cipriano

centropaijoaodeangola.com/pai-cipliano.php

Pai cipriano Com Cipriano aprendi a perdoar me contou a sua historia e muito me fez chorar como sofreu o velho no cativeiro tanto dor e desespero no horror da escravidaõ. não cultivou rancor na sua alma hoje chega na umbanda para ensinar uma lição quem lhe mandou foi a virgem imaculadas cinda dona das águas ...

Características dos filhos de Oxalá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxalá.php

... Nanã, Iemanjá, fazendo dos regidos por esse orixá, pessoas mais calmas, introvertidas, pensativas e até mesmo mais lentas. Oxalufan no sentido geral são pessoas mais compenetradas, introspectivas, de forte poder de liderança e capacidade de decidir, de resolver, de aconselhar. São muito parecidos com os filhos ...

Zumbi dos Palmares

centropaijoaodeangola.com/zumbi-dos-palmares.php

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-do-seu-zé-pilintra.php

Todavia, a principal história que seu Zé Pelintra quer escrever, é a da CARIDADE, e que ela seja praticada e que passemos os bons exemplos, de Pai para filho, de amigo para amigo, de parente para parente, a fim de que possa existir uma corrente inesgotável de Amor ao Próximo. Zé Pelintra ... Altar Virtual de Yemanja.

SALVE PAI TOMÉ

centropaijoaodeangola.com/salve-pai-tomé.php

SALVE PAI TOMÉ (Texto enviado por Wânia) Meu querido Pai Tomé... Pesquisando sua história, me apaixonei por esse lindo velhinho, então, resolvi compartilhar com meus irmãos. PAI TOMÉ: UM PRETO ? VELHO FIRME E DECIDIDO. Para quem vê Pai Tomé incorporar pela primeira vez, o descreve como um Preto ?

Pai Benedito

centropaijoaodeangola.com/pai-benedito.php

Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas a volta. Não trabalham para saúde (essa função é do Erê de Obaluaê). Salvo se essa doença for proveniente de "trabalhos feitos - macumba". PRETO- VELHOS DE YEMANJÁ São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php

Ao mestre com carinho · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · pontos-riscados-Exu · História de Rei Congo · Pontos ...

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-iansã-oyá.php

Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu · História de Rei Congo · Maria Redonda · Pontos Cantados diversos.

13 DE MAIO

centropaijoaodeangola.com/13-de-maio.php

DIA 13 DE MAIO DIA DOS PRETOS-VELHOS! "Preto veio, veio de Aruanda ( colônia no astral superior, o céu) para trabaiá na Terra, para curar aquele fio que vem se consultar com este nêgo véio. Preto velho é mandingueiro, é feiticeiro e curandeiro. E, as mirongas que só preto veio sabe usa. Nego veio faz patuás e reza ...

As pombas Giras

umbandapaijoaodeangola.com.br/pomba-gira.php

RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADA Pomba gira das 7 encruzilhadas (entidade da Umbanda e também cultivada e cultuado no candomblé) foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou-se alguns anos e o Rei veio ...

A história de Vovó Cambinda

centropaijoaodeangola.com/história-de-vó-cambinda.php

A história de Vovó Cambinda Vovó Cambinda é uma Preta Velha Amada por todos que amam a Umbanda. Todos tem nela um ... A senhora Cambinda é uma das Pretas Velhas mais conhecidas na história da Umbanda. Em diversos ... Mãe Iemanjá que lhe mostrasse qual era o mal que estava ocorrendo no ventre da sua ...

Ogum Xaroquê

centropaijoaodeangola.com/ogum-xaroquê.php

Segundo a tradição afro-brasileira, Ogum foi o segundo filho de Yemanjá e Oxalá, devido a isso, ligou-se por uma grande amizade ao irmão mais velho , Exú, que lhe ... Mensagem de Pai joão de Angola · Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito.

NÃO ENCONTRO O QUE PROCURA USE BUSCADOR

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Exu Marabô
  • História de Iansã
  • Defumação de Limpeza e Descarrego
  • Banho de Preto velho
  • História de Xangô
  • Conhecendo os Falangeiros de Ogum
  • Lendas de Xangô
  • Lendas de Ogum
  • Lendas de Iansã Oyá
  • Oxum e Iansã
  • HISTORIA DE XANGÔ E YANSÃ
  • Lendas de Oxossi
  • Lendas de Yemanjá
  • lendas de obaluaiê
  • lendas de Obá
  • lendas de Exu
  • Lendas de Ewá
  • Oração-preces e saudação a xangô
  • saudações usadas na umbanda
  • Oração preces e saudação a Oxum
  • Lendas de Nanã
  • Lendas de Ossain
  • Lendas de Logun Edé
  • Lendas de Oxaguiã
  • Lendas de Oxalufã
  • Oração a Oxumarê
  • Caracteristicas dos filhos de Oxossi
  • Tudo sobre os Preto velhos
  • orações de xangô para diversas finalidades
  • Caracteristicas dos Caboclos na umbanda
  • Leia e assine nossos livros de Visitas sua opinião é muito importante para nós pois só assim podemos melhorar ainda mais nossos sites.

    Click nos links abaixo:

    Livro 1

    Livro 2

    Livro 3

    Livro de Visitas 4

    Histórias de Yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/história-de-iemanjá.php

    Alguns locais também comemoram o Dia de Iemanjá no dia 08 de dezembro. Esta data é comemorada principalmente na cidade de São Paulo, devido à relação ao dia de Nossa Senhora da Conceição. O dia da semana destinado à Iemanjá é o sábado. Cores de Iemanjá Iemanjá tem como principais cores o azul claro, ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/

    Pai João quero que me contes a história do sinhô. Estória de lobisomem, boi tatá e assombração. e fale da mãe yemanjá a Deusa da navegação e fale da mãe yemanjá a Deusa da navegação. E lá vem o Pai João sem pressa em sua incorporação. Na chegada com o seu corpo encurvado e bengala na mão faz o sinal da ...

    Lendas de Yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-yemanjá.php

    Olofim reiterou que Orunmilá era e continuaria sendo o único dono do jogo oracular que permite a leitura do destino, Ele era o legítimo conhecedor pleno das histórias que forma a ciência dos dezesseis odus. Só o sábio Orunmilá pode ler a complexidade e as minúcias do destino, mas reconheceu que Iemanjá tinha um ...

    Histórias de vovó Luiza.

    umbandapaijoaodeangola.com.br/histórias-de-vovó-luiza.php

    Salve Vovó Luiza!!! Adorei as Almas!!! Andei por muitos lugares, por muitas estradas de terra cheias de buracos, empoeiradas que com o calor do sol dificultava ainda mais o meu caminhar. Há muito tempo não chovia e essas estradas eram de terra socada, com pedrinhas que machucavam bastante os meus pés, pois eu ...

    pontos cantados yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/pontos-cantados-yemanjá.php

    O nome Iemanjá pode ser encontrado com algumas variações, tais como Yemanjá, Yemanya, Iemoja, Iyemanha ou Yemoja; e seu significado é uma derivação da expressão “yèyé omo ejá” que, no idioma iorubá, quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”. Em sua origem iorubatana, Iemanjá é um orixá fluvial. No entanto ...

    Lendas de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

    Omolú ganha pérolas de Iemanjá Omolú foi salvo por Iemanjá quando sua mãe, Nanã Buruku, ao vê-lo doente, coberto de chagas, purulento, abandonou-o numa gruta perto da praia. Iemanjá recolheu Omolú e ... Lenda Pomba Gira Sete Saias A História de Sete Saias Vamos contar essa história ... Segundo conta a lenda ...

    Exus e Pomba-giras

    centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

    Esta entidade muito querida pelos nossos irmão de umbanda, trabalha na linha de Yemanja e se reserva ao comando das praia juntamente com Exu Maré. .... E hoje através das suas histórias que compreendemos que o povo de exu não são entidades perdidas do baixo astral e sim entidades respeitadas e de muita ...

    Ogum Beira Mar

    umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-beira-mar.php

    ... entregue aos braços da linda Iemanjá. Caso Ogum não autorize, seus pedidos e sua oferenda não vão chegar a Iemanjá, e por esse motivo alguns pedidos feitos a ela não são realizados. Saravá Ogum Beira-Mar!!! História de Ogum Beira Mar Conta uma lenda que ao chegar a uma aldeia Ogum Beira Mar ficou furioso.

    Histórias de Oxum

    www.centropaijoaodeangola.com/histórias-de-oxum.php

    Em algumas histórias é apresentado como uma figura de uma perna só. ... Para facilitar o entendimento, geralmente o tipo físico é dado a partir do físico do Orixá (Oxum, Yemanjá – Predominância por gorduras localizadas e alguma tendência a engordar – Ogum, Oxóssi – Pessoas esguias e ágeis que tem no pisar o .

    Oferenda de yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-iemanjá.php

    Oferendas para Iemanjá. Locais apropriados, materiais empregados, dias e horas: Iemanjá é o Orixá feminino da Umbanda a que pertencem os dias de segunda-feira. É o Orixá da calunga grande, isto é, o mar. Este, portanto, é o local em que Iemanjá atua ou, mais precisamente, é o seu “habitat”, digamos assim.

    Cabocla jurema

    centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

    Sua história começa aos sete meses de nascida quando foi abandonada por sua mãe e assim acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá, Jurema foi cacique de sua tribo e ao ... como Jurema da Praia, na vibração de Iemanjá; Jurema da Cachoeira, na vibração de Oxum;Jurema da Mata, na vibração de Oxossi,

    Marinheiros na umbanda

    centropaijoaodeangola.com/marinheros-na-umbanda.php

    As Entidade de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que compõem o chamado “Povo da Água”. Seus conselhos e mensagens são sempre cheios de esperança e de fé. Costumam trabalhar em grupos. São fortes, pois enfrentarem guerras e mares agitados, mas também conheceram a calmaria ...

    Pomba Gira maria mulambo

    www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-maria-mulambo.php

    São irradiados por um orixá, que o mesmo dará vibração para que elas possam trabalhar) Ou seja não quer dizer que são apenas filhos da Oxum que receberão esta entidade, podendo ser filho de qualquer Orixá (Nanã, Yemanjá, Yansã, Ewá , Ogum, etc...) Muitas histórias são ditas sobre a incorporação da Pomba Gira ...

    Ogum Iara

    umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-yara.php

    Ogum Iara ainda é associado para alguns à Yemanjá, por ser ela, nas crendices africanas uma sereia, mas vale a pena lembrar que Iara é a sereia encantada de nossos índios, aquela ... Conta sua história que antes de ser transformada em sereia, Iara era uma índia guerreira, a melhor que já tinham visto naquelas tribos .

    Caboclo Boiadeiro

    centropaijoaodeangola.com/caboclo-boiadeiro.php

    os Candombles e algumas casa de Umbanda comemoram o dia da Rainha do Mar, minha Mãe Iemanjá, sicretizada nesse dia como Nossa Senhora dos ... Iemanjá é considerada, a mãe de todas as cabeças, na mitologia Yorubá é a mãe de diversos Orixás, como Oxossi, Ogum e Exu. ... História de Zé Pilintra José dos .

    Yemanjá

    centropaijoaodeangola.com/yemanjá.php

    Yemanjá é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão ioruba Yèyé Omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes). No Brasil, Yemanjá é um orixá muito popular e é reverenciada no Candomblé, no Batuque, no Xambá, no Xangô do Nordeste e na umbanda, uma das maiores comemorações em honra à Yemanjá ocorre no ...

    Características dos filhos de Iemanjá

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-iemanjá.php

    Características dos filhos de Iemanjá Dia: Sábado Cor: Branco, Prateado, Azul e Rosa Símbolo: Abebé prateado. Elementos: Águas doces que correm para o mar , Águas do mar Domínios: Maternidade (educação), Saúde mental e Psicológica Saudação: Erù-Iyá, Odó-Iyá Yemonjá, por presidir à formação da ...

    Lendas de Oxum

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php

    Sabendo da história, foi correndo levar seu pedido de socorro a Olorum. Este soprou em Oxum ... LENDAS DE IEMANJÁ SOBRE IEMANJÁ Iemanjá (yemanjá), a Rainha do Mar, ... LENDAS DE ... O homem e mulher, Filhos de Oxum, são, a exemplo de Iemanjá, muito ligados ao lar e a família, em geral. LENDA DE OXUM ...

    Nossa Senhora da Conceição

    centropaijoaodeangola.com/nossa-senhora-da-conceição.php

    A história da Lavagem do Senhor do Bonfim A Lavagem do Bonfim é o maior ... à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. ... Altar Virtual Maria Padilha · Altar Virtual do Anjo da guarda · Altar Virtual de Preto velho · Altar Virtual de Nossa Senhora Aparecida · Altar Virtual de Yemanja.

    Mãe Maria Conga

    centropaijoaodeangola.com/mãe-maria-conga.php

    e de outros negros que vinham procurar o seu conselho e contava histórias de reis negros para as crianças, de outras terras além .... Salve Nossa Senhora da Conceição,odociabá, Yemanjá! ... Cruzam-se com Iemanjá e ensinam que, através da resignação das provas, haverá o resgate das dívidas do passado. Consolam ...